Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Peça-chave na articulação para fazer de Eduardo Bolsonaro embaixador em Washington, o presidente do Senado vem empenhando sua força pessoal junto aos colegas para reduzir ao máximo as chances de uma derrota em votação no plenário da Casa

Compartilhe esta notícia:

Presidente da Casa deu a declaração ao ser questionado sobre proposta de criação de uma CPMF digital. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Peça-chave na articulação para fazer de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) embaixador em Washington, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), tem demonstrado preocupação com o caso.

O democrata vem empenhando sua força pessoal junto aos colegas para reduzir ao máximo as chances de uma derrota em votação no plenário da Casa. Segundo relatos, ele tem dito que um veto ao filho de Jair Bolsonaro fecharia para sempre as portas de sua administração junto ao Planalto.

Nas últimas semanas, Bolsonaro fez uma série de gestos ao presidente do Senado e aos parlamentares. Destravou a indicação de cargos e prestigiou dirigentes de partidos que têm assento na Casa. Alcolumbre, por sua vez, tem dito que vai dividir com os colegas as vagas que puder indicar.

Deputados e senadores devem concretizar nos próximos dias a indicação de aliados a postos de projeção regional. As nomeações de dirigentes da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) couberam ao DEM. As do Banco do Nordeste, ao PP do Senado.

Alcolumbre e aliados do governo proveram conversas com as bancadas partidárias. Mesmo com os afagos às legendas, não há jogo fácil para a aprovação de Eduardo no radar. No PP, por exemplo, são dois votos a favor, um contra e dois indecisos.

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) preveem um caminho menos acidentado para o filho do presidente na corte. A aposta é a de que, hoje, a maioria entende que a indicação para postos políticos é privativa do presidente, o que inviabilizaria uma acusação de nepotismo.

Marco Aurélio Mello é um dos poucos ministros que falaram publicamente sobre o assunto. Na ocasião, disse entender que o episódio configura nepotismo. As discussões vão se desenrolar sobre a súmula vinculante número 13 do STF, que veda a indicação de familiares para cargos administrativos, mas deixa brecha para a escolha de ocupantes de postos políticos.

Contas

Alvo de três ações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal  envolvendo supostas fraudes na campanha de 2014, o  presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), usou empresas da família e do contador e presidente do comitê financeiro do partido para justificar gastos de R$ 763 mil que estão sob suspeita.

Em novembro passado, a ministra Rosa Weber, do STF, negou pedido de arquivamento da investigação feito pelo senador e autorizou a quebra de sigilo bancário do contador da campanha de Davi, Rynaldo Gomes, e de sua empresa, a R.A.M. Gomes. Gomes recebeu R$ 478 mil da candidatura do senador e do comitê do DEM – as contabilidades de ambos são controladas por ele. Os inquéritos estão em segredo de Justiça.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Bolsonaro diz que tem “sentimento” que Eduardo terá aprovação do Senado para ser embaixador
Avó da primeira-dama Michelle Bolsonaro é transferida após dois dias em maca de hospital
https://www.osul.com.br/peca-chave-na-articulacao-para-fazer-de-eduardo-bolsonaro-embaixador-em-washington-o-presidente-do-senado-vem-empenhando-sua-forca-pessoal-junto-aos-colegas-para-reduzir-ao-maximo-as-chances-de-uma-d/ Peça-chave na articulação para fazer de Eduardo Bolsonaro embaixador em Washington, o presidente do Senado vem empenhando sua força pessoal junto aos colegas para reduzir ao máximo as chances de uma derrota em votação no plenário da Casa 2019-08-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar