Domingo, 23 de junho de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Rio Grande do Sul Pedido de registro da tradição gaúcha como Patrimônio Histórico e Cultural é apresentado por senador em Brasília

Compartilhe esta notícia:

Reunião com o ministro do Turismo aconteceu nesta quarta-feira (25).

Foto: Rafael Camargo/Divulgação
Reunião com o ministro do Turismo aconteceu nesta quarta-feira (25). (Foto: Rafael Camargo/Divulgação)

Em reunião em Brasília nesta quarta-feira (25) com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) apresentou o pedido para o registro da Cultura Gaúcha – formas de expressão e manifestações tradicionais, artísticas, folclóricas e lúdicas – como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

“Nossa equipe vai apreciar com todo o cuidado essa proposta que representa o reconhecimento daquilo que já é um patrimônio para todos os brasileiros. Temos orgulho do Rio Grande do Sul”, disse o ministro.

“Sem dúvida, a cultura riquíssima do nosso povo brasileiro é tributária do gaúcho e de suas tradições. Talvez por isso o Rio Grande do Sul seja, atualmente, o Estado com maior número de museus do Brasil, cerca de 1,2 mil grupos de danças, 1,7 mil Centros de Tradições Gaúchas – CTG´s. Mais de três mil rodeios e festas campeiras realizadas anualmente, movimentam a economia dos municípios”, salientou Heinze.

O pedido iguala as tradições gaúchas a manifestações culturais como o Frevo, Roda de Capoeira, Procissão do Senhor dos Passos de Santa Catarina e Literatura de Cordel, entre outras. O ministério do Turismo é responsável pela Secretaria Nacional de Cultura, na qual está o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que examinará a solicitação.

Além de Heinze, também participam do encontro o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e Tradição Gaúcha, Lucas Redecker (PSDB), o secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini (PTB) e o adido cultural César Oliveira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul tem o segundo menor excesso proporcional de óbitos durante a pandemia
Massa de ar frio derruba a temperatura no Rio Grande do Sul a partir desta quinta
https://www.osul.com.br/pedido-de-registro-da-tradicao-gaucha-como-patrimonio-historico-e-cultural-e-apresentado-por-senador-em-brasilia/ Pedido de registro da tradição gaúcha como Patrimônio Histórico e Cultural é apresentado por senador em Brasília 2021-08-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar