Sexta-feira, 24 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Peemedebistas preferem presidente da Câmara dos Deputados fora de congresso para evitar “desgaste”

Compartilhe esta notícia:

Eduardo Cunha disse que "deve aparecer" em encontro do partido (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

Para evitar desgaste ao partido, lideranças do PMDB defenderam que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não compareça na próxima terça-feira (17) ao congresso da Fundação Ulysses Guimarães, centro de estudos da legenda.

Alvo da Operação Lava-Jato por suspeita de participação no esquema de desvio de recursos da Petrobras e acusado de ter mentido à CPI da estatal ao afirmar que não tem contas bancárias no exterior, Cunha responde a dois inquéritos no STF (Supremo Tribunal Federal) e a um processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara.

No encontro de terça-feira, os peemedebistas discutirão alterações no estatuto do partido e propostas para que o Brasil se recupere da crise política e econômica – inicialmente a previsão de pauta era a discussão da eventual saída do partido do governo Dilma Rousseff.

A avaliação de senadores e deputados da legenda é que a presença de Cunha poderá causar desgaste e constrangimentos num momento em que o partido quer usar o encontro para se apresentar como “protagonista” na retomada do crescimento econômico do País.

Acusado de manter contas secretas na Suíça, o presidente da Câmara admitiu ser “usufrutuário” de ativos no exterior, mas afirmou que não é o “titular” dessas contas, porque elas são administradas por trustes (entidades legais existentes em vários países e que administram bens de um ou mais beneficiários).

Questionado sobre a posição de colegas de defender que ele não compareça, o presidente da Câmara se limitou a dizer: “Deverei ir”. Deputados aliados do peemedebista também recomendam que ele não compareça para evitar uma “saia justa”. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mulher viaja o mundo para adotar crianças em cinco países diferentes
O Conselho de Segurança da ONU impôs novas sanções à Coreia do Norte
https://www.osul.com.br/peemedebistas-preferem-presidente-da-camara-dos-deputados-fora-de-congresso-para-evitar-desgaste/ Peemedebistas preferem presidente da Câmara dos Deputados fora de congresso para evitar “desgaste” 2015-11-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar