Terça-feira, 18 de agosto de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Pela primeira vez, população brasileira se declara mais parda do que branca

Compartilhe esta notícia:

As pessoas que se declararam pardas totalizam 92,1 milhões – 45,3% da população do País

Foto: IBGE
As pessoas que se declararam pardas totalizam 92,1 milhões – 45,3% da população do País. (Foto: IBGE)

O número de brasileiros que se declaram pardos cresceu 11,9% desde 2010, passou o de brancos e se tornou o maior grupo racial do País pela primeira vez, totalizando 45,3% da população, segundo dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (22) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A população que se declara preta também cresceu – hoje 10,2% dos brasileiros se dizem pretos –, assim como a de indígenas (0,8% dos brasileiros assim se identificam).

A parcela dos que se declaram brancos voltou a cair, em linha com o que acontece desde 2000, e passou a ser o segundo maior grupo, com 43,5% da população. A de amarelos também recuou, para 0,4%, e voltou ao mesmo patamar de 30 anos atrás. Veja os números do Censo:

– Os pardos são 92,1 milhões, 45,3% da população. Em 2010, eram 43,1%.

– Os brancos são 88,2 milhões, ou 43,5%. Em 2010, eram o maior grupo, com 47,7%.

– Os pretos cresceram 42,3% na última década, e passaram a ser 20,7 milhões, ou 10,2% da população, ante 7,6% em 2010.

– Os indígenas agora são 1,7 milhão, ou 0,8%, ante 0,5% em 2010, um aumento de 89%. Parte desse crescimento expressivo, entretanto, pode ser explicado pela mudança na metodologia da pesquisa para os povos indígenas, que permitiu identificar mais pessoas.

– Os amarelos tiveram a maior queda, de 2 milhões em 2010 (1,1% da população) para 850 mil agora (0,4%), retornando a patamares próximos aos encontrados no censo de 1991.

A definição da cor ou raça no Censo é feita por autodeclaração. Ou seja, o morador entrevistado identifica a si mesmo de acordo com uma de cinco alternativas: branca, preta, amarela, parda ou indígena (havia a opção de não declarar a raça, mas só 0,005% dos entrevistados decidiram assim).

Segundo o IBGE, embora o quesito cor seja pesquisado no Brasil desde o primeiro Censo de 1872, ele passou a ser denominado “cor ou raça” apenas partir de 1991. Por isso, a série histórica divulgada pelo IBGE começa naquele ano.

O IBGE destaca que a raça é um conceito mais amplo do que apenas a cor da pele e outras características físicas, envolvendo também outros critérios de pertencimento identitário, como origem familiar e etnia.

Raças por regiões

Os pardos são a maioria da população do Nordeste (59,6%), Norte (67,2%) e Centro-Oeste (52,4%). Os brancos são a maioria na região Sul (72,6%) e quase a metade da população do Sudeste (49,9%).

As regiões com maiores concentrações de população preta são o Nordeste, com 13%, e o Sudeste, com 10,6%. Já os amarelos têm maior concentração no Sudeste (0,7%) e Sul e Centro-Oeste, com 0,4%, mesmo peso relativo nacional.

Municípios

Os pardos são o maior grupo em mais da metade dos municípios do País: 3.248 das 5.570 cidades. Os brancos, em 2.284.

Em 33 cidades brasileiras, os indígenas são a cor ou raça predominante. Os pretos predominam em apenas nove. Os amarelos não são maioria em nenhuma cidade brasileira.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Andre Palo
22 de dezembro de 2023 16:42

Somos todos Seres Humanos…. menos a PTZADA….esses não tem classificação ;;;;

Nilton G Veiga
22 de dezembro de 2023 21:32

Com tantos privilégios, direitos, cotas e mi mi mi’s, até Branca de Neve se auto declara parda.
Palhaçada. Todos são humanos, tem pardo rico, pardo pobre, preto rico, preto pobre, branco pobre, branco rico, mulatos, cafuzos, índios…

César Alexandre Jardim Marques
22 de dezembro de 2023 22:23

SE DECLARAM??? Atualmente o pessoal não sabe interpretar, o título da redação do ENEM. Não sabe identificar o gênero. Vai saber se é pardo?

Andre Palo
23 de dezembro de 2023 18:11

Muito Bom

Jorge Schröder
23 de dezembro de 2023 13:14

Agora então os brancos que são minoria, já podem começar a exigir seus direitos também… Cotas aos brancos nas universidades e empregos! etc… E Chamar branco de Alemão vai ser racismo!

“Chip da beleza”: entidades médicas pedem à Anvisa medidas contra implantes hormonais no Brasil
Contemplados no sorteio de setembro do Nota Fiscal Gaúcha têm até 31 de dezembro para resgatar os prêmios
Pode te interessar
5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x