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Brasil Pelo quarto ano seguido, as vendas de livros no Brasil registraram queda

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A pesquisa indica que foram editados 48.880 títulos em 2017. (Foto: Freepik)

Em 2017, o mercado editorial brasileiro viu seu faturamento cair 1,95%, um decréscimo real de 4,76% considerando a inflação, em relação ao ano anterior. Os dados são da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro ano-base 2017, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a pedido da Câmara Brasileira do Livro e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

No ano, as editoras brasileiras produziram 393,3 milhões de exemplares, venderam 355 milhões e faturaram 5,17 bilhões de reais. Os dados se referem apenas a livros físicos — os digitais têm sua própria pesquisa, o Censo do Livro Digital, apresentado pela primeira vez em agosto de 2017. A pesquisa dos livros digitais não será feita neste ano.

A queda no faturamento, segundo as instituições, é resultado do desempenho negativo de dois subsetores. O de Didáticos, que apresentou decréscimo no faturamento total (mercado + governo) de 7,79% (em termos reais a queda é de 10,43%) e do desempenho do subsetor de CTP (Científicos, Técnicos e Profissionais) que, apesar de contabilizar um crescimento nominal de 1,51%, mais uma vez teve resultado negativo em termos reais (-1,39%).

No período de 2015-2017 o subsetor de CTP (muito relacionado com o ensino superior) é aquele com pior desempenho, com uma queda real acumulada de 17%. Por outro lado, os subsetores de Obras Gerais e Religiosos tiveram resultado positivo. Apresentaram crescimento nominal no faturamento total (mercado + governo) de 6,83% (3,77% real) e 4,61% (1,61% real), respectivamente.

Em 2016, a queda real no faturamento foi de 5,2% — a série histórica divulgada na ocasião mostrava um encolhimento de 17,08% no mercado desde 2006. A pesquisa indica que foram editados 48.880 títulos em 2017, dos quais 16,1 mil correspondem a lançamentos. O total de títulos (ISBN) teve queda de 5,67%.

As biografias, por outro lado, tiveram um crescimento de 11,14% no número de exemplares vendidos em comparação ao ano passado, o que corresponde a 5,71 milhões de livros no total. As livrarias seguem como principal canal de vendas das editoras ao mercado, com 118,09 milhões de exemplares vendidos, ou 53,11% do total comercializado. As livrarias exclusivamente virtuais (como a Amazon) têm participação de 2,91% do total — um crescimento de 17,77% em relação ao ano anterior.

As distribuidoras responderam por 35,75 milhões de livros (16,08% do mercado). O segmento porta-porta representou 7,94% do mercado, com 17,66 milhões de livros. Segundo o estudo, a venda em igrejas, templos, supermercados e escolas, e compras por empresas, também têm relevância.

O estudo ouviu 202 editoras do país, sendo 187 emparelhadas ao ano anterior, o que representa 69% do setor editorial em faturamento. A Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro é uma estimativa da performance do setor elaborada a partir de dados dessa amostra de editoras.

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