Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Penitenciária de Canoas terá o primeiro curso de aprendiz para jovens internos

Compartilhe esta notícia:

Secretário da Administração Penitenciária, César Faciolli celebrou a parceria que resultou no Jovem Aprendiz na Pecan.

Foto: Antônio Bavaresco/Ascom Seapen
Secretário da Administração Penitenciária, César Faciolli celebrou a parceria que resultou no Jovem Aprendiz na Pecan. (Foto: Antônio Bavaresco/Ascom Seapen)

Em uma iniciativa inédita no sistema prisional gaúcho, o Pecan (Complexo Penitenciário de Canoas) deu início, na tarde desta quinta-feira (19), ao primeiro curso de Jovem Aprendiz para internos da unidade.

O curso prático, dirigido a detentos jovens, nasceu de parceria entre Poder Público – Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, Seapen (Secretaria da Administração Penitenciária) e Susepe (Superintendência dos Serviços Penintenciários) – e entidades privadas – Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Igreja Universal e Grupo Zaffari.

Instalado em um pavilhão do complexo prisional, a unidade de ensino prático tem sala de aula e auditório com ar-condicionado, projetor e aparelho de TV. O ambiente foi reformado com recursos do Ministério Público do Trabalho, ao custo aproximado de R$ 100 mil. Detentos da própria Pecan realizaram as obras. Na cerimônia de início do curso, eles foram premiados com uma carta-elogio de parte da direção da casa prisional pela excelência no trabalho.

A primeira turma conta com 16 alunos entre 18 e 23 anos, em um curso com nove meses (1.100 horas práticas) de duração. Ao longo desse período, todos terão a carteira assinada e aprenderão noções básicas de empacotador e repositor de mercadorias. Também presente ao evento, Maria Helena Braga, representante do Grupo Zaffari, agradeceu aos demais parceiros pela sinergia que propiciou o bom resultado.

Durante a cerimônia, que lotou o pavilhão da Pecan, o representante do Departamento Penitenciário Nacional, César Vasques, anunciou repasse de R$ 4 milhões para investimentos em oficinas prisionais. Acrescentou que não apenas o preso precisa estar preparado para retornar à sociedade. “Mas esta também tem de estar preparada para receber o interno e dar-lhe oportunidades de reinserção”, ressaltou.

Em nome dos formandos, LF fez um agradecimento aos parceiros pela oportunidade e disse que, “em uma instituição onde não há facções, como é aqui na Pecan, fica mais fácil se afastar do crime”.

Secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faciolli celebrou a parceria, “porque isoladamente nenhum de nós teria conseguido”. Acrescentando que o resultado é uma vitória da persistência. “E é, talvez, a obra mais importante que realizamos neste ano. Temos que usar isso como um exemplo. E decidir se queremos que estes jovens saiam daqui com uma arma ou uma carteira de trabalho na mão. Acho que nem preciso dar a resposta”, concluiu.

Atualmente, no Estado, 1.191 presos realizam trabalho prisional (cerca de 2% do total de 43 mil detentos).

No final do evento, a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, sob a regência do maestro Telmo Jaconi, fez uma apresentação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Bolsonaro diz que projeto para explorar terras indígenas está pronto
Técnicos da prefeitura recebem capacitação das Nações Unidas
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar