Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 23 de junho de 2021
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) solicitou ao Centro de Assessoria e Pesquisa de Mercado (CEAP) uma pesquisa para verificar o consumo de proteína animal. Segundo dados do estudo, 98,5% dos lares consomem algum tipo de proteína animal. O ovo é o principal destaque, com 96% de presença, seguido pela carne de frango com 94%, carne suína com 80%, carne bovina com 79% e peixe com 65%.
Foram entrevistas 2.500 pessoas em 113 cidades do país, entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano. De acordo com a pesquisa, 47% dos entrevistados informaram consumir ovos todos os dias. No caso da carne de frango, 54% consomem até três vezes por semana. Com a mesma frequência, 34% informaram consumir carne suína.
Questionados sobre a proteína animal mais consumida na residência:
Sobre os efeitos da pandemia da Covid-19, em média 22% dos entrevistados informaram ter aumentado a compra de ovos, carne de frango e carne suína. Outro efeito foi a compra on-line. As compras de carne de frango, de ovos e de suínos mais que dobraram com a pandemia – subiram, em média, de 2% para 5% dos entrevistados realizando suas compras pela internet.
“O levantamento apontou insights importantes, como a necessidade de manter a inovação na apresentação dos produtos e indicativos de que o e-commerce ganhou força. Ainda não é possível dizer se são efeitos permanentes ou demandas de um período pandêmico, mas indicam a forte relação do consumo de produtos com o contexto em que o consumidor está inserido”, avalia Isis Sardella, gerente de marketing e promoção comercial da ABPA, que coordenou a pesquisa.