Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Pesquisa diz que 81% afirmam que espalhar fake news contra políticos e ministros do Supremo ameaça a democracia

Compartilhe esta notícia:

Pesquisa aponta ainda que manifestações de rua contra Judiciário e Legislativo são vistas como risco democrático por 68%, ante 29% que não acham isso

Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF
Pesquisa aponta ainda que manifestações de rua contra Judiciário e Legislativo são vistas como risco democrático por 68%, ante 29% que não acham isso. (Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF)

Pesquisa Datafolha divulgada na noite deste domingo (28) mostra que a ampla maioria dos brasileiros considera que ataques a políticos e ministros com fake news e manifestações pedindo o fechamento do Congresso e do STF (Supremo Tribunal Federal) ameaçam a democracia.

A pesquisa foi feita nos dias 23 e 24 de junho, com 2.016 pessoas, por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O Datafolha questionou se a divulgação de notícias falsas envolvendo políticos e ministros do STF ameaça a democracia.

As respostas foram: 81% disseram que ameaça; 17% responderam que não ameaça
e 3% não opinaram. A pesquisa questionou ainda se manifestações nas ruas de apoiadores do presidente pedindo o fechamento do Congresso e do STF são ameaças à democracia: 68% disseram que ameaçam; 29% afirmaram que não ameaçam
e 3% responderam que não sabem.

Outra pergunta foi se manifestações nas redes sociais de apoiadores do presidente pedindo o fechamento do Congresso e do STF trazem ameaças: 66% disseram que ameaçam; 31% responderam que não ameaçam e 3% não opinaram.

O Datafolha apontou ainda que 54% dos entrevistados acham que governo deveria tomar decisões importantes a partir da opinião dos cidadãos. Para 42%, as autoridades deveriam ouvir mais os técnicos e especialistas.

Em fevereiro de 2014, os números da pesquisa eram bem diferentes: 83% dos ouvidos disseram que o governo deveria tomar suas decisões a partir da opinião dos cidadãos, ante 13% que preferiam especialistas sendo ouvidas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Brasil tem 1.345.470 casos e 57.659 mortos por coronavírus, aponta consórcio de veículos da imprensa
Ministério da Saúde só gastou 29,3% de recursos para combater o coronavírus
https://www.osul.com.br/pesquisa-diz-que-81-afirmam-que-espalhar-fake-news-contra-politicos-e-ministros-do-supremo-ameaca-a-democracia/ Pesquisa diz que 81% afirmam que espalhar fake news contra políticos e ministros do Supremo ameaça a democracia 2020-06-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar