Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Pesquisadores que descobriram a massa de neutrinos ganham o Prêmio Nobel de Física

Compartilhe esta notícia:

Membros da Fundação Nobel anunciam os vencedores do Prêmio Nobel de Física de 2015 (Foto: AFP)

O Prêmio Nobel de Física deste ano foi concedido a Arthur B. McDonald, da Universidade Queens, no Canadá, e Takaaki Kajida, da Universidade de Tóquio, no Japão, pela descoberta de que os neutrinos, um tipo de partícula elementar, mudam de classe e possuem massa. Os dois pesquisadores dividirão os 8 milhões de coroas suecas (963 mil dólares) do prêmio.

Ambos trabalharam em experimentos importantes que detectaram essas partículas, muito difíceis de capturar por não possuírem carga elétrica e terem massa extremamente leve. O estudo de neutrinos que são produzidos pelo Sol, se deslocam no espaço e atravessam a Terra como fantasmas, sempre foi cercado de mistério antes dos trabalhos de McDonald e Kajida. Físicos acreditavam que essas partículas, que existem em três tipos diferentes, estavam sumindo durante a trajetória, pois boa parte delas não era detectada.

Isso desafiava princípios básicos da física porque essas partículas elementares não somem sem deixar pista. Elaborando experimentos sofisticados com detectores ultrassensíveis em cavernas profundas, para evitar interferências externas, os dois pesquisadores levaram à detecção das partículas que pareciam estar sumindo. Enquanto Kajita trabalhou na Colaboração Super-Kamiokande, no Japão, McDonald trabalhou na Colaboração do Observatório de Neutrinos de Sudbury, no Canadá.

Os resultados dos experimentos de detecção demonstraram não apenas que os neutrinos mudam de identidade durante sua trajetória do Sol à Terra, mas também que eles possuem massa. Até então, a maior parte dos físicos acreditava que os neutrinos eram partículas desprovidas de massa, como o fóton, a partícula de luz. Neutrinos são as partículas elementares conhecidas mais numerosas do Universo depois dos fótons e atravessam a Terra vindas de todos os lados. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Polícia Federal desarticulou uma quadrilha que praticava fraudes contra aposentados e falsificava documentos no Rio Grande do Sul
Começam as obras de revitalização da orla do Guaíba
https://www.osul.com.br/pesquisadores-que-descobriram-a-massa-de-neutrinos-ganham-o-premio-nobel-de-fisica/ Pesquisadores que descobriram a massa de neutrinos ganham o Prêmio Nobel de Física 2015-10-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar