Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 21 de dezembro de 2015
Quando começa dezembro e as luzes de Natal pipocam nas lojas, muitos brasileiros têm apenas uma certeza: eles vão se estressar. A carga de ansiedade e preocupação nessa época, dizem estudos, é maior do que em qualquer outro período do ano. Uma pesquisa realizada pela Internacional Stress Management Association Brasil mostra que o nível de estresse do brasileiro sobe, em média, 75% em dezembro. Enquanto isso, um estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) destaca que quase metade dos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva por doenças de fígado, coração, pulmão e estômago considera que o evento mais estressante do ano anterior ao problema de saúde foi o Natal.
Os motivos para isso são variados. Entre eles, uma rotina intensa de preparativos para ceias e festas, gastos excessivos com presentes, esforços para cumprir metas de trabalho e acadêmicas.
É nessa época que as pessoas avaliam o que conquistaram e dão mais destaque ao que não conquistaram. “O estresse é uma resposta a mudanças, sejam elas negativas ou positivas. Uma gravidez ou uma promoção também podem desencadear essa resposta”, afirma a psicóloga e também coordenadora do Núcleo de Gerenciamento de Estresse e Qualidade de Vida da Unifesp, Denise Pará Diniz.
(AG)