Quarta-feira, 07 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Peste Suína na China pode ampliar espaço da carne brasileira no país oriental, diz ministra

Compartilhe esta notícia:

As duas confirmações mais recentes são da ministra Tereza Cristina, na foto, e Bruno Bianco. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Durante esta segunda-feira (22), a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que a peste suína na China pode oferecer uma oportunidade para o Brasil ampliar seu mercado de carnes. A China é hoje a maior produtora de carne suína do mundo. A ministra, que esteve hoje na Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), disse que “com o problema que vem se agravando lá, vemos grande oportunidade de o Brasil ocupar parte desse espaço”.

Tereza Cristina também se referiu à soja, dizendo que a expectativa é que as exportações para a China sejam menores, por causa dos problemas com a peste suína no país. “Com certeza diminuirão as nossas exportações de soja, mas nós vamos agregar valor. Em vez de vender soja a US$ 500 a tonelada, vamos vender a proteína a US$ 2 mil a tonelada, seja frango, bovino ou suíno.”

No Brasil, a PSA (peste suína africana) foi erradicada em dezembro de 1984, e o país foi declarado área livre da doença. Mesmo assim, no ano passado, o ministério ampliou as medidas de vigilância sanitária para evitar o ingresso do vírus no país. “Hoje a doença está espalhada só na Ásia, mas é muito preocupante.” A ministra destacou que é preciso tomar todas as medidas porque o Brasil é grande exportador e precisa estar seguro de que essa peste “não chegue aqui”.

Segundo o Ministério da Agricultura, a peste suína africana é uma doença viral e não oferece risco à saúde humana, mas pode dizimar plantéis de suínos, sendo altamente infecciosa, o que exige o sacrifício dos animais, conforme determina a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Viagem à Ásia
No dia 6 de maio, a ministra da Agricultura viaja para a Ásia. A primeira etapa da viagem será o Japão, onde ela participará da reunião de ministros da Agricultura dos países que integram o G20. Depois, ela irá à China, onde visitará uma feira em Xangai e terá encontro com autoridades chinesas para discutir a abertura de novas plantas de carne. Na China, a ministra pretende falar também sobre as exportações de soja.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Relação do STF com MP é sempre muito boa, diz Raquel após reunião com Toffoli
Instituto Ayrton Senna e MEC devem assinar acordo de cooperação
https://www.osul.com.br/peste-suina-na-china-pode-ampliar-espaco-da-carne-brasileira-no-pais-oriental-diz-ministra/ Peste Suína na China pode ampliar espaço da carne brasileira no país oriental, diz ministra 2019-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar