Sábado, 18 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de julho de 2016
Em busca de um sócio para a BR Distribuidora há um ano, a Petrobras começa a rever planos. A alta direção da estatal já cogita vender o controle ou fatiá-la em áreas de negócio para, posteriormente, negociar a alienação dessas participações. Considerada uma das “joias da coroa”, a BR, líder do mercado de combustíveis, é um dos principais destaques na lista de ativos da Petrobras à venda. O objetivo da petroleira é levantar 15,1 bilhões de dólares para assegurar recursos para a execução de seu plano de investimentos.
O presidente da Petrobras, Pedro Parente, confirmou que avalia três propostas de compra de participação na BR, assim como outras alternativas que poderiam resultar em maior valor para a distribuidora. Inicialmente, a estatal planejava abrir o capital da subsidiária e vender 25% das ações. Depois, cogitou alienar 49% dos papéis, mas o projeto não foi adiante, com o agravamento das crises econômica e política.
A empresa é considerada um excelente ativo, com 34,9% do setor de distribuição de combustíveis, cerca de 8,2 mil postos de serviços e mais de 1,2 mil lojas de conveniência. Por isso a Petrobras estuda opções de venda do controle. No caso de uma venda fatiada, a estatal permaneceria como acionista majoritária em alguns segmentos e como minoritária em outros. (AG)