Quarta-feira, 15 de abril de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Petrobras reduz em 7,8% o preço do gás natural para distribuidoras

Compartilhe esta notícia:

Corte pode refletir na conta de consumidores residenciais, industriais e no GNV. (Foto: Divulgação)

A Petrobras anunciou, nessa terça-feira (27), uma redução média de 7,8% nos preços de venda da molécula de gás natural para as distribuidoras, com vigência a partir de 1º de fevereiro. A medida considera variações no preço do petróleo Brent, no Henry Hub – referência do mercado de gás nos Estados Unidos – e na taxa de câmbio real/dólar, além de indexações escolhidas pelas distribuidoras.

O gás natural é importante insumo industrial e é usado também por residências e comércios em estados que têm rede de distribuição do combustível. O uso no transporte, setor em que é conhecido como GNV (gás natural veicular), também é relevante.

Conforme a Petrobras, os contratos de venda de gás natural às distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás e tradicionalmente vinculam esta variação, para cima ou para baixo, às oscilações do petróleo Brent, da taxa de câmbio R$/US$ e, conforme destacado, desde o início do ano também para variação do Henry Hub.

Para o trimestre que inicia em fevereiro de 2026, considerando a variação do petróleo Brent, do Henry Hub, do câmbio e a ponderação dos volumes contratados pelas distribuidoras junto à Petrobras, o efeito combinado dessas referências resultará na redução média de preços da parcela molécula em cerca de 7,8%.

Importante destacar que as efetivas variações finais dos preços por distribuidora dependerão dos produtos contratados e dos volumes efetivamente retirados, considerando os prêmios criados pela Petrobras a partir de 2024, que possibilitam a redução do preço a depender dos volumes retirados: o prêmio por performance e o prêmio de incentivo à demanda.

Desde dezembro 2022, o preço médio da molécula vendido às distribuidoras acumula uma redução da ordem de 38%, incluindo o efeito da redução de fevereiro.

A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da molécula pela companhia, mas também pelo custo do transporte até a distribuidora, pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens (e, no caso do GNV – Gás Natural Veicular, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais.

Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas. A Petrobras destaca que a atualização anunciada para o dia 1º de fevereiro não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel. (Com informações da Folha de S. Paulo e Agência Petrobras)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Grêmio enfrenta o Fluminense nesta quarta, em jogo de estreia no Brasileirão
Desembargadora suspende lei que proíbe cotas raciais nas universidades de Santa Catarina
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x