Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Petrobras teve prejuízo em contrato com a Braskem

Compartilhe esta notícia:

Epifânio é investigado pelo recebimento de propina na contratação de dois navios-sonda para a Petrobras (Foto: Leo Correa/AP)

Um relatório de investigação interna da Petrobras mostra que a estatal teve prejuízo em um contrato com a Braskem, empresa petroquímica do grupo Odebrecht em sociedade com a petrolífera. Segundo dois delatores da Operação Lava-Jato, Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, a Braskem pagou propina para ser beneficiada nesse contrato com a estatal.

Em 2009, a Braskem assinou um contrato com a Petrobras para comprar nafta. Porém, o negócio virou alvo de investigação em março deste ano. Nafta é um produto essencial para fazer plástico, e é a estatal que vende nafta no Brasil. Uma comissão interna da Petrobras foi criada para estudar o contrato e concluiu que a Petrobras foi prejudicada porque a Braskem acabou pagando um valor abaixo do preço de mercado.

O relatório da comissão diz que o contrato foi encaminhado para a aprovação da Diretoria Executiva da Petrobras por orientação de Costa, sem qualquer estudo que comprovasse a sua viabilidade econômica para a estatal. Costa era diretor de Abastecimento na época, área responsável pela venda de nafta. O documento aponta ainda que houve pelo menos negligência dele e que isso levou ao favorecimento da Braskem, mas que não foi possível calcular o tamanho do prejuízo causado à Petrobras. Atualmente, o ex-diretor cumpre prisão domiciliar no Rio de Janeiro. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Serão abertas nesta segunda-feira as inscrições para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
Jogador do Sport é preso por ter agredido a ex-noiva
https://www.osul.com.br/petrobras-teve-prejuizo-em-contrato-com-a-braskem/ Petrobras teve prejuízo em contrato com a Braskem 2015-07-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar