Quarta-feira, 27 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 4 de dezembro de 2025
A agropecuária (0,4%) e a indústria (0,8%) apresentaram variações positivas
Foto: Agência BrasilO PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 0,1% no terceiro trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores, quando a alta havia sido de 0,4%. Em valores correntes, o PIB chegou a R$ 3,2 trilhões.
Segundo os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (4), a agropecuária (0,4%) e a indústria (0,8%) apresentaram variações positivas. Os serviços (0,1%) se mantiveram praticamente estáveis.
Na indústria, houve desempenho positivo nas indústrias extrativas (1,7%), na construção (1,3%) e nas indústrias de transformação (0,3%).
Nos serviços, cresceram transporte, armazenagem e correio (2,7%), informação e comunicação (1,5%), atividades imobiliárias (0,8%), comércio (0,4%), administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,4%) e outras atividades de serviços (0,2%). Por outro lado, caíram as atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (-1%).
Pelo lado das despesas, o consumo das famílias (0,1%) ficou praticamente estável, e o consumo do governo cresceu 1,3%, enquanto a formação bruta de capital fixo subiu 0,9% em relação ao trimestre imediatamente anterior.
Frente ao mesmo trimestre de 2024, o PIB aumentou 1,8%. Grande parte desse avanço se deve à agropecuária, que cresceu 10,1%. Na mesma comparação, a indústria aumentou 1,7%, e o setor de serviços avançou 1,3%.
O PIB acumulado nos quatro trimestres terminados em setembro de 2025 cresceu 2,7% frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Bah. Brasil vai virar uma Venezuela. Vamos derrubar esse governo. Quaquaquaqua
Amigo, vc está equivocado, esse número é verdadeiro e é uma tragédia. Mas o pior não é o Produto Interno Bruto ter crescido somente 0.1% no trimestre, no relatório consta que os gastos do Governo aumentaram 1,5% no mesmo trimestre. Só um IMBECIL tipo o Vanderlei Ochoa pra comemorar essa tragédia. Realmente estamos a caminho de nos tornarmos uma Venezuela.
Numeros falsos…Manipulados….
A MAIS DE 2 DECADAS ESTE LADRÃO , MENTIROSO, ENGANADOR , SÓ FAZ ISSO….
Não penso só em mim, como tu. A direita ficou de 64 a 1985 no poder total e a miséria só aumento. Agora, depois do golpe na Dilma, saímos novamente do mapa da fome. Entendeu ou quer que desenhe, MASTUR?
Me fala….vc que vota a mais de 20 anos neste enviado do Demonio….tua vida melhorou???
Obviamente NÃO….Só se tu fizer parte do Partido dos Traficantes
Impressionante como o Vanderlei Ochoa, vulgo TOLETE MERDA, acha q o país apresentar um crescimento de 0.1%. no trimestre é digno de comemoração. Um BURRO desses não entende nada de economia e finanças. E pensar que um IDIOTA desses vota, esse é o principal motivo do país estar essa merda.