Terça-feira, 26 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 15 de outubro de 2015
A Renault Duster Oroch se apresenta como a mais nova picape nacional e inaugura um nicho de mercado. O modelo é maior que compactas como Fiat Strada e VW Saveiro, mas não tão grande quanto as médias Chevrolet S10 e Ford Ranger, por exemplo.
Oferecida com cabine dupla, a estreante mantém o espaço interior do “irmão” utilitário esportivo. Assim como as picapes maiores, a Oroch transmite segurança ao volante e enfrenta bem os buracos de ruas e estradas, característica que atrai clientes urbanos. A suspensão traseira é independente e reforçada para receber até 650 quilos entre passageiros.
Com 2,83 metros de distância entre eixos (15 centímetros a mais que a Duster) e quase 4,70 metros de comprimento total, a picape Renault tem porte imponente. A caçamba pode transportar até 683 litros de carga.
Apesar do tamanho, seu preço está mais próximo do cobrado pelas opções compactas da concorrência. A versão 1.6 flex Expression (115 cavalos) custa cerca de 62.990 reais e é equipada com ar-condicionado, direção hidráulica e acionamento elétrico dos vidros e das travas. O câmbio é manual, com cinco marchas.
Para comparar, a Fiat Strada Adventure cabine dupla com pacote semelhante (e bem menos espaço) tem preço sugerido de 67.110 reais. A versão mais equipada da Duster Oroch tem motor 2.0 flex (148 cavalos) e câmbio manual de seis marchas. Custa cerca de 72.490 reais e vem com GPS, piloto automático, retrovisores elétricos e sensor de ré, que ajuda nas manobras de estacionamento.
No início de 2016, a própria Fiat lançará uma picape com proposta semelhante à Oroch. Chamada Toro, será produzida na fábrica de Goiana (PE).
A nova picape da Renault pesa entre 1.292 quilos e 1.346 quilos, o que é até pouco diante de seu porte, permitindo que o motor 1.6 seja suficiente para um desempenho acima do esperado. Contudo, em subidas mais íngremes ou com muita carga, é preciso usar o câmbio e manter o motor em rotações mais elevadas para manter o ritmo.
A opção 2.0 trabalha com mais folga e exige menor uso da caixa de marchas. Por enquanto, haverá apenas versões com tração dianteira. Opções 4X4 e com câmbio automático estão nos planos futuros da marca.
Segundo a fabricante, a picape começa a ser vendida em novembro, com três anos de garantia.
Voltar Todas de Marcas & Veículos
Os comentários estão desativados.