Domingo, 08 de fevereiro de 2026
Por Redação O Sul | 7 de fevereiro de 2026
Clientes de diversos bancos relataram dificuldades para acessar aplicativos e realizar operações entre a manhã e início da tarde deste sábado (7). As falhas perduraram por cerca de duas horas — a maior parte dos serviços começou a voltar ao normal a partir das 13h30.
Segundo o site Downdetector, que monitora a instabilidade de serviços digitais, foram registradas mais de 10 mil reclamações envolvendo instituições como Itaú, Santander, Nubank, Banco Inter, C6 Bank, PicPay, Banco do Brasil e Bradesco.
O banco Inter disse que houve instabilidade em serviços de computação em nuvem, e o C6 Bank disse que a função Pix ficou indisponível temporariamente por conta de uma falha em um fornecedor externo.
As reclamações sobre falhas nos serviços dos bancos aconteceram junto com notificações de erros no serviço de computação em nuvem Amazon Web Services (AWS), que confirmou ter registrado instabilidade entre 11h36 e 12h09 (horário de Brasília).
“Experimentamos problemas intermitentes de conectividade de rede entre duas Zonas de Disponibilidade na Região SA-EAST-1 [em São Paulo]”, disse a AWS. “O problema foi resolvido e todos os serviços estão operando normalmente”.
O g1 procurou o Banco Central, o qual afirma que seus sistemas estão operando normalmente. Os outros bancos e fintechs também foram questionados, mas não responderam até a última atualização desta reportagem.
As notificações de erro se concentraram entre as 11h30 e 13h30 e incluem relatos de falhas no login, lentidão e indisponibilidade de serviços, o que gerou uma onda de críticas nas redes sociais.
As primeiras reclamações começaram a surgir por volta das 11h30, quando usuários passaram a relatar dificuldades para acessar os aplicativos e realizar transações no internet banking, especialmente via Pix.
Em nota, o C6 Bank afirmou que o aplicativo da instituição funciona normalmente no momento. Segundo o banco, a função Pix ficou indisponível entre 11h45 e 13h10 devido a uma falha em um fornecedor externo, que impactou diversas instituições financeiras.
Já o Inter informou que, após instabilidades em serviços de infraestrutura em nuvem que afetaram o mercado, o aplicativo da instituição está plenamente disponível e que todos os serviços já foram normalizados para os clientes. Com informações do portal G1.
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!