Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Planilhas da Odebrecht indicam que muitos partidos e candidatos receberam mais do que o valor que declararam

Compartilhe esta notícia:

Tabelas de doações eleitorais da empreiteira contêm registros duvidosos (Foto: Reprodução)

As planilhas reveladas pelas operações de busca e apreensão na casa do diretor-presidente da Odebrecht, Benedicto Barbosa Silva Júnior, não apenas destacaram os nomes de mais de 200 parlamentares de 24 partidos como beneficiários de doações eleitorais. Elas escancaram a capilaridade do grupo Odebrecht como financiador de campanhas.

Além dos registros contábeis de doações eleitorais legítimas, as tabelas sugerem repasses duvidosos, classificados como “bônus”. As supertabelas da Odebrecht dividem os políticos por Estados, partidos e abrangências das candidaturas (municipal, estadual ou nacional).

Em uma lista não datada para o Estado de São Paulo, por exemplo, há rubricas para 11 partidos, incluindo PT, PSDB, PMDB e PSB. Mesmo em casos de doações oficiais, o registro não indica a entrega do recibo original – foi o que ocorreu em doações de 2012.

Não fica claro, entretanto, se os nomes apontados estão de fato envolvidos em esquemas criminosos. Faltam, ainda, relatórios com análises de peritos federais que elucidem a questão.

A deflagração da 26ª fase da Operação Lava-Jato, na semana passada, tornou pública a atuação, por seis anos, de uma equipe da Odebrecht incumbida de repassar dinheiro sujo a corruptos. Sofisticada, a contabilidade era feita a partir de um programa de informática especialmente desenvolvido para essa finalidade. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ex-deputado federal Pedro Corrêa cita Lula, Fernando Henrique Cardoso e irmã de Aécio em delação premiada
Presidente dos Estados Unidos rebate críticas a tarifas de importação sobre aço e alumínio e diz que “guerras comerciais são boas”
https://www.osul.com.br/planilhas-da-odebrecht-indicam-que-muitos-partidos-e-candidatos-receberam-mais-do-que-o-valor-que-declararam/ Planilhas da Odebrecht indicam que muitos partidos e candidatos receberam mais do que o valor que declararam 2016-03-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar