Terça-feira, 21 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Planos de saúde terão que dar todas as informações sobre contratos e consultas, diz ANS

Compartilhe esta notícia:

A medicina mudou muito pouco com os fantásticos exames de ressonância magnética, tomografias, cintilografias, ecografia, etc. (Foto: Maurício Rocha/Prefeitura do Rio)

Operadoras de planos de saúde terão que dar mais informações aos usuários sobre contratos, histórico de consultas e exames e os critérios utilizados para o cálculo de reajuste das mensalidades. As medidas fazem parte de uma nova resolução da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), publicada nessa sexta-feira.

Uma das principais mudanças é a obrigatoriedade das operadoras passarem a informar, com até um mês de antecedência, os fatores considerados no cálculo do reajuste dos chamados “planos coletivos” – ligados a empresas e associações profissionais, por exemplo. Hoje, esse modelo corresponde a 80% dos usuários de planos de saúde do País – 40 milhões de pessoas. Conforme a resolução, empresas que contratam planos de saúde para os usuários devem ter acesso a esses critérios até um mês antes das novas mensalidades entrarem em vigor.

Caso não haja conclusão do cálculo até esse prazo, deve ser fornecida uma estimativa. A norma entrará em vigor em agosto de 2016. Em caso de descumprimento, a multa será de 25 mil reais. A resolução também prevê que os usuários possam consultar, no site da operadora, o histórico de consultas, exames e internações.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Dilma mantém viagem a Paris, mas cancela visitas ao Vietnã e ao Japão
A balança comercial brasileira fechou 2017 com o maior superávit da história. As exportações tiveram alta de 18,5%
https://www.osul.com.br/planos-de-saude-terao-que-dar-dados-sobre-contratos-e-consultas-diz-ans/ Planos de saúde terão que dar todas as informações sobre contratos e consultas, diz ANS 2015-11-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar