Quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de outubro de 2025
Zelensky deve pressionar os EUA para ter acesso aos mísseis Tomahawks
Foto: Mauricio Campino/Força Aérea dos EUAO secretário da Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou que “poder de fogo” está chegando à Ucrânia por meio da compra de armas norte-americanas por países europeus, mas ainda não está claro se isso inclui mísseis Tomahawk.
“Poder de fogo, é isso que está chegando”, disse Hegseth antes de uma reunião com ministros da Defesa da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em Bruxelas, na Bélgica. Ele acrescentou que os “compromissos” assumidos pelos países europeus em breve se transformarão em “capacidades” para a Ucrânia.
Quando se reunir com Donald Trump na Casa Branca, na sexta-feira (17), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky deve pressionar os EUA para ter acesso aos Tomahawks norte-americanos, o que permitiria ataques em áreas profundas da Rússia e potencialmente colocaria Moscou ao alcance.
Trump já havia indicado que pode estar disposto a fornecer Tomahawks a Kiev, à medida em que sua paciência com o presidente russo Vladimir Putin sobre a guerra diminui.