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Rio Grande do Sul Polícia Civil gaúcha abre concurso público com mais de 700 vagas para escrivão e inspetor

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Insrições prosseguem até o dia 26 de novembro. (Foto: Arquivo/PCRS)

Desta segunda-feira (27) até  dia 26 de novembro, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul recebe inscrições de concurso público voltado ao preeencimento de 360 vagas para o cargo de escrivão e igual número para a função inspetor, totalizando 720 oportunidades. O procedimento é realizado por meio do site fundatec.org.br, da empresa organizadora.

Os detalhes podem ser conferidos no edital nº 06/2025, disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) de 24 de outubro de 2025 – admin.ssp.rs.gov.br. Também está previsto o preenchimento de vagas adicionais que possam surgir durante o prazo de validade do certame.

A aplicação do exame de capacitação intelectual (provas teórico-objetivas e de redação) está prevista para o dia 18 de janeiro. A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS), à qual a Polícia Civil está vinculada, reserva um percentual de vagas a pessoas com deficiência, negras, trans e integrantes dos povos indígenas, conforme estabelecido pelo Decreto Estadual nº 56.229/2021 e alterado pelo Decreto Estadual nº 56.921/2023.

De acordo com o governo gaúcho, ao longo dos últimos seis anos já foram nomeados ao menos 1.890 servidores para a corporação. Esse contingente inclui delegados, escrivães e inspetores.

Exigências

São requisitos para o ingresso nas carreiras da Polícia Civil, de acordo com determinação imposta pela Lei Federal 14.735/2023 e com a Lei Estadual 12.350/2005:

– Ser brasileiro ou gozar das prerrogativas contidas no art. 12 da Constituição Federal, cujo processo de naturalização tenha sido encerrado dentro do prazo das inscrições;

– Ter ao menos 18 anos de idade até a data da matrícula no Curso de Formação Profissional;

– Possuir Cédula de Identidade Civil que contenha o número de registro geral (RG), utilizado para cadastramento de pessoas físicas pelo órgão estadual da Segurança Pública;

– Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;

– Ter concluído curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação até a data da posse;

– Possuir Carteira Nacional de Habilitação para conduzir veículos automotores, no mínimo da categoria “B”, até a data da posse;

– Dispor de CPF válido e situação regularizada perante a Secretaria da Receita Federal;

– Comprovar saúde física e psiquiátrica, bem como aptidão psicológica, adequadas ao exercício das atividades inerentes à carreira policial e, especialmente, ao cargo;

– Apresentar conduta moral, ética, social e profissional compatível com a função policial.

(Marcello Campos)

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