Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 4 de dezembro de 2015
Policiais da Delegacia de Roubo e Furto de Carga (DRFC/DEIC) deflagraram na manhã desta sexta-feira (4) a Operação Columbine, com o objetivo de desmantelar uma quadrilha que abastecia assaltantes de carga e traficantes com armas e munições. Na ação, foram presas 14 pessoas e apreendidas armas e vasta munição de diversos calibres, veículos roubados, cigarros contrabandeados e dinheiro.
Segundo o delegado Juliano Ferreira, as investigações iniciaram após o roubo a uma empresa de transporte do Aeroporto Salgado Filho, em fevereiro deste ano. Foi descoberto um esquema de tráfico de armas, no qual empresários e criminosos vendiam armamento e munições, de qualquer calibre, para outros criminosos da Capital e Região Metropolitana. Proprietários de lojas de armas também estão envolvidos no esquema.
Conforme o delegado, o alvo principal da ação, que foi preso nesta manhã, seria o proprietário de uma banca no camelódromo utilizada por ele para negociar os armamentos. “Recentemente houve um confronto na região das ilhas, onde um dos grupos envolvidos utilizava as armas fornecidas por ele”, comentou Ferreira. No curso das investigações nove pessoas já haviam sido presas.
Cerca de 100 policiais participaram do cumprimento de 28 mandados judiciais, nas cidades de Porto Alegre, Viamão e São Leopoldo. A ação contou também com o Serviço de Apoio Aéreo da Polícia Civil. Os presos foram encaminhados ao DEIC para os procedimentos legais e posteriormente serão encaminhados ao sistema prisional.