Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Polícia da França prende um homem que ameaçou matar o presidente do país

Compartilhe esta notícia:

Emmanuel Macron. (Foto: Reprodução)

A polícia francesa anunciou nesta segunda-feira (03) a prisão de um homem de 23 anos que havia ameaçado matar o presidente Emmanuel Macron durante o tradicional desfile de 14 de julho.

O jovem foi detido na semana passada. O suspeito, que já foi condenado por apologia ao terrorismo, se define como “nacionalista” e tentava comprar uma arma na internet para atacar Macron. Durante a detenção, o homem afirmou que também desejava atacar “muçulmanos, judeus, negros e homossexuais”, segundo uma fonte próxima à investigação.

Ele disse que pretendia matar o presidente francês durante na avenida Champs Elysées de Paris, onde ocorrerá o tradicional desfile. Para o evento, foi convidado o presidente americano Donald Trump.

O suspeito foi localizado em um fórum de jogos eletrônicos na internet, no qual deixou mensagens para comprar uma arma de fogo. Vários internautas o acusaram e isso permitiu a sua detenção em casa. Em seu carro foram encontradas três facas de cozinha e a análise de seu computador revelou buscas na internet sobre possíveis alvos.

O detido foi condenado em 2016 a três anos de prisão – 18 meses em condicional – por ódio racial e apologia do terrorismo ao elogiar os atos de Anders Behring Breivik, o autor do atentado de 22 de julho de 2011 na Noruega, onde morreram 77 pessoas.

Tiroteio

Um tiroteio deixou oito pessoas feridas do lado de fora de uma mesquita em Avignon, na França, na noite de domingo (02). Testemunhas afirmam que dois homens encapuzados chegaram em um Renault Clio, e um deles desceu e começou a atirar no meio da rua, por volta das 22h30min (18h30min em Brasília), enquanto as pessoas saíam do templo religioso.

Aproveitando a confusão da multidão que se dispersava, eles conseguiram fugir antes da chegada da polícia. Ainda de acordo com o jornal, entre os feridos estão quatro membros de uma mesma família, atingidos por estilhaços, incluindo uma menina de 7 anos. Eles estavam em um apartamento térreo do outro lado da rua da mesquita.

A polícia descartou a possibilidade de um ataque terrorista. A procuradora de Parquet d’Avignon, Laure Chabaud, diz que os indícios são de um acerto de contas ou briga entre jovens. Nos últimos três anos, a França foi alvo de uma série de atentados terroristas, a maioria cometidos por extremistas islâmicos contra civis franceses. O mais sangrento ocorreu em 13 de novembro de 2015, com 130 mortos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Quebra do banco Lehman Brothers completou 10 anos; relembre a crise econômica de 2008
Debate sobre a denúncia contra o presidente Michel Temer deve dominar a pauta desta semana na Câmara dos Deputados
https://www.osul.com.br/policia-da-franca-prnde-um-homem-que-ameacou-matar-o-presidente-pais/ Polícia da França prende um homem que ameaçou matar o presidente do país 2017-07-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar