Sexta-feira, 29 de maio de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Polícia fecha locais de votação na véspera de plebiscito sobre independência da Catalunha

Compartilhe esta notícia:

Mossos d'Esquadra entram na escola ocupada Miquel Tarradell, em Barcelona. (Foto: Reprodução)

Cidadãos da região espanhola da Catalunha foram chamados para ir às urnas neste domingo para um plebiscito a respeito de uma possível separação da Espanha. O governo regional catalão – controlado por separatistas – quer declarar independência da região se o “sim” vencer no plebiscito. Já o governo central espanhol considera a votação ilegal, e a Justiça ordenou sua suspensão.

Tanto que a polícia espanhola já prendeu, com autorização da Justiça, líderes catalães em uma tentativa de evitar o pleito, despertando protestos populares em diferentes cidades da Espanha. Para tentar impedir a consulta popular, centros de votações e de contagem de votos estão sendo fechados pela polícia, que foi orientada a recolher urnas e cédulas.

O centro de telecomunicações da região também está sendo monitorado por policiais para evitar o voto eletrônico no pleito e o governo central determinou que a Polícia Nacional reforce a segurança na Catalunha e dê suporte à força local, a Mossos d’Esquadra.

Mais da metade das 2.315 escolas que funcionariam como seções eleitorais foram fechadas pela polícia. Mas cerca de 163 unidades de ensino foram ocupadas pacificamente na sexta-feira por defensores do plebiscito.

Muitos pais decidiram acampar com seus filhos nas escolas na tentativa de assegurar a realização da polêmica consulta, que o governo central quer evitar de qualquer maneira. Apesar da ordem para desocupar todas as seções eleitorais, pais e filhos passaram a tarde de sábado participando de brincadeiras lúdicas nas escolas ocupadas pelos pró-plebiscito.

Ainda assim, o clima é tenso na região e não se sabe como a polícia vai reagir neste domingo, quando milhares de eleitores vão poder responder a uma única pergunta: “Você quer que a Catalunha se torne um Estado independente na forma de uma República?”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Legalização da maconha não aumentou consumo do produto no Uruguai
Condenado a 181 anos de prisão por 48 estupros contra pacientes, o ex-médico Roger Abdelmassih obtém decisão no Supremo para cumprir prisão domiciliar
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x