Quarta-feira, 24 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 16 de julho de 2021
Investigação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes.
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STFA Polícia Federal informou nesta sexta-feira (16) ao Supremo Tribunal Federal que formalizou a abertura do inquérito que vai investigar indícios de atuação de uma milícia digital com o objetivo de atentar contra a democracia e o Estado democrático de direito.
A investigação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes no começo do mês, após determinar o arquivamento do inquérito que investigou atos antidemocráticos deflagrados no início do ano passado. O arquivamento atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República.
A PF vai apurar fortes indícios e provas que apontam para a existência de uma verdadeira organização criminosa que teria agido com a finalidade de atentar contra o Estado democrático de direito e que se articularia em núcleos de produção, publicação, financiamento e político. Outra suspeita é de que esse grupo tenha sido abastecido com verba pública.
Ao STF, a delegada Denisse Ribeiro pediu o compartilhamento integral das provas do inquérito dos atos antidemocráticos, inclusive documentos indicados pela PGR, para que sejam analisados em conjunto. A delegada afirma que busca acesso a mídias apreendidas, quebra de sigilo bancários e telemáticos para embasar a presente investigação.
Blogueiros e parlamentares
Moraes citou, na decisão que originou o inquérito, que a necessidade de mais investigações envolve a articulação do blogueiro Allan dos Santos, do canal Terça Livre, que buscou conexões dentro do governo.
Ainda segundo Moraes, neste movimento, Santos envolveu deputados como Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) – filho do presidente – e Bia Kicis (PSL-DF).
“A partir da posição privilegiada junto ao presidente da República e ao seu grupo político, especialmente os deputados federais Bia Kicis, Paulo Eduardo Martins, Daniel Lúcio da Silveira, Caroline de Toni e Eduardo Bolsonaro, dentre outros, além e particularmente o tenente-coronel Mauro Cesar Cid, ajudante de ordens do presidente da República, a investigação realizada pela Polícia Federal apresentou importantes indícios de que Allan dos Santos tentou influenciar e provocar um rompimento institucional”.
Ao detalhar a atuação de um dos núcleos da suposta organização criminosa, Moraes citou o relatório produzido pela empresa Atlantic Council sobre o comportamento de contas falsas do Facebook.
A Polícia Federal aprofundou a apuração feita pela empresa. Detalhou, por exemplo, que estas contas foram acessadas por assessores de parlamentares e da presidência da República.
A conta BolsoFeios, mantida pelo assessor parlamentar do deputado federal Eduardo Bolsonaro, Carlos Eduardo Guimarães, foi acessada mais de 50 vezes entre junho de 2017 e janeiro de 2020, na rede interna da Câmara dos Deputados, da mesma forma, a conta Snapnaro, pertencente a Fernando Nascimento Pessoa, assessor do senador Flávio Bolsonaro, foi acessada por meio de rede interna do Senado Federal, entre fevereiro e setembro de 2019, dezenas de vezes.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Novamente este asco apregoando o “o estado democrático de direito” quando eles ditos guardiães da Constituição atentam com suas atitudes ditatoriais e antidemocraticas. É muita hipocrisia!
Interessante, agora a polícia federal esta a serviço deste cidadão que dias atraz foi pedida a sua prisão, o orgão não tem um diretor?? os que mais estão atentando contra a democracia é o próprio STF, !!!
Uma imagem vale mais que mil palavras…..!!
A cara do bicho diz tudo…..!!!
O lula deve estar se masturbando, de tanto prazer ….pois os soldadinhos dele estão seguindo a cartilha…..
Tem um braço da Polícia Federal tão podre quanto esse ministro Xandão do PCC. Vergonha! Nem a PF conseguiu ficar imune e hoje boa parte está de mãos dadas com os PTralhas. Ainda vou ver esse cabeça de ovo ser chutado da sua redoma de vidro!
Os desmandos do STF não afrontam a democracia?
E Só Grita?
Fora STF/
Ele Manda Busca?
Vai faser Compania a Daniel Silveira /
Lex Luthor ataca novamente. Podre como é o STF
Impor o cidadão a fazer algo contra sua própria vontade , é democracia sr Toffoli ?
Se todos os cidadãos são iguais perante a lei , porque somente o Toffoli pode julgar suas próprias ações ?