Sexta-feira, 23 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 23 de maio de 2025
As investigações iniciaram a partir de duas prisões em flagrante ocorridas no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre
Foto: PF/DivulgaçãoA PF (Polícia Federal) deflagrou nesta sexta-feira (23) a Operação Strappo, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa atuante na remessa de cocaína para a Europa por meio de aeroportos brasileiros.
Durante a ação, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Palhoça (SC), Tubarão (SC) e Biguaçu (SC), além de cinco prisões temporárias e três preventivas.
As investigações iniciaram a partir de duas prisões em flagrante ocorridas no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no dia 27 de abril de 2024. Na ocasião, os indivíduos presos tentavam embarcar com drogas em um voo com destino a Lisboa, em Portugal.
Com análise aprofundada do caso, a PF conseguiu identificar a existência de um esquema estruturado de cooptação de “mulas”, divisão de tarefas, financiamento logístico e operacional da organização criminosa.
“Identificou-se ainda o envolvimento do grupo investigado em diversos casos de prisões em flagrante ocorridos no Aeroporto Internacional de Florianópolis (SC), além da existência de uma ramificação logística da quadrilha na Europa, que realizava a distribuição da cocaína para diversos países.
“As investigações continuam, com novas diligências e análise do material apreendido na operação, a fim de identificar outros possíveis integrantes desse esquema criminoso”, afirmou a PF.