Domingo, 19 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 29 de março de 2017
A PF (Polícia Federal) prendeu, na manhã desta quarta-feira (29), o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Aloysio Neves, e os conselheiros José Gomes Graciosa e Domingos Brazão durante a Operação Quinto do Ouro. Também foram expedidos mandados de prisão contra os conselheiros Marco Antônio Alencar e José Maurício Nolasco.
O presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), Jorge Picciani (PMDB), foi alvo de mandado de condução coercitiva. Ele é pai do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e foi levado à sede da PF no fim desta manhã. Os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão na Assembleia. Documentos foram apreendidos.
A Operação Quinto do Ouro investiga desvios de dinheiro de contratos públicos para membros do Tribunal de Contas e da Alerj e têm como base a delação de Jonas Lopes, ex-presidente do TCE-RJ, que fechou acordo com a PGR (Procuradoria-Geral da República). Os mandados, expedidos pelo ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, foram cumpridos no Rio, em Duque de Caxias e São João do Meriti. (AG)