Sexta-feira, 06 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 5 de junho de 2025
O telefone, apreendido durante a operação, era a prioridade zero na estratégia da PF.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência BrasilPouco mais de um mês depois da operação da Polícia Federal (PF) que desmantelou o esquema de descontos ilegais dos contracheques de milhões de aposentados do INSS, os agentes comemoraram um avanço considerado crucial para o avanço da investigação: o desbloqueio do ex-presidente do instituto, Alessandro Stefanutto. O telefone, apreendido durante a operação, era a prioridade zero na estratégia da PF, uma vez que ele foi a autoridade de nível hierárquico mais alto a ser atingida até agora pela apuração.
Os conteúdos da nuvem de Stefanutto, que adotava “Italianinho” como nome de usuário, já tiveram seu sigilo quebrado e estão sob análise. A PF busca nos arquivos desvendar mais detalhes do destino do dinheiro desviado pelo esquema, saber até onde ia a participação de Stefanutto e que outras figuras graduadas podem estar envolvidas.
A PF já encontrou evidências da participação de parlamentares no esquema. Em nota, a defesa de Stefanutto afirmou que as informações sobre os dados mantidos na nuvem “não condizem com a realidade dos fatos” e que o ex-presidente do INSS reafirma sua inocência no caso (leia a íntegra ao final da matéria).
O próximo aparelho que os peritos estão trabalhando para abrir é o de Virgilio Oliveira, o procurador-geral do INSS que também foi afastado pela Justiça por ter autorizado os descontos contra os pareceres de outros procuradores – e que teria recebido de integrantes da quadrilha um carro de luxo que custa pelo menos meio milhão de reais.
Correios
Mais de 300 mil aposentados e pensionistas do INSS já procuraram os Correios por conta dos descontos indevidos em seus benefícios. A última atualização dos números foi às 18h da última terça-feira (3).
Em nota oficial, no entanto, os Correios destacam que o foco do atendimento é para aqueles que tiveram descontos associativos de seus benefícios e que as solicitações relacionadas a empréstimos autorizados são de responsabilidade do INSS.
No total, são mais de 5 mil agências que oferecem atendimento presencial, que foi pensado especialmente para quem tem dificuldade com canais digitais como o aplicativo “Meu INSS” ou a central telefônica 135.
Nos Correios é possível:
– Consultar se houve algum desconto no seu benefício;
– Contestar descontos não autorizados;
– Confirmar se algum desconto foi autorizado;
– Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);
– Analisar documentos enviados por associações;
– Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
Os valores começaram a ser devolvidos pelo INSS no último 26 de maio e os pagamentos devem se estender até esta sexta-feira (6). Segundo o instituto, a devolução será feita junto ao pagamento regular dos benefícios. Ao todo, serão reembolsados R$ 292 milhões aos beneficiários.