Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Light Drizzle

Brasil Polícia Federal diz à Justiça que investiga eventual participação de Lula na Operação Zelotes

Compartilhe esta notícia:

O inquérito investigará a eventual participação do ex-presidente Lula no suposto esquema de compra de MPs. (Fábio Pozzebom/ABr)

O delegado da PF (Polícia Federal) Marlon Cajado informou à Justiça Federal em Brasília que há um inquérito em curso para investigar a eventual participação do ex-presidente Lula e de outros agentes públicos no suposto esquema de compra de medidas provisórias.

Cajado sustenta que a apuração é necessária para identificar se outros servidores, além dos já denunciados, foram “corrompidos e estariam associados a essa organização criminosa ou se esta estaria vendendo fumaça, vitimando-os e praticando tráfico de influência com relação aos mesmos”, justificou.

Além de Lula, ele exemplifica os casos dos ex-ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-geral), Erenice Guerra (Casa Civil), Nelson Machado (Previdência), assim como o do secretário-executivo do Ministério da Fazenda Dyogo Oliveira, entre outros.

A informação consta em um ofício enviado ao juiz Vallisney de S. Oliveira, responsável pela ação penal oriunda da Operação Zelotes.

O documento é uma resposta a um pedido de esclarecimentos feito pelos advogados dos réus. Eles acusavam a PF de manter um inquérito paralelo sobre os fatos investigados, mesmo após a instauração do processo judicial.

Cajado refutou a tese da defesa. Disse que concluiu a parte da investigação sobre a atuação da ex-assessora da Casa Civil Lytha Spíndola e do ex-diretor de Comunicação Social do Senado Fernando Mesquita. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Juiz envia ao Supremo Tribunal Federal citações a senadores em caso de compra de medidas provisórias, mas mantém ação na 1ª instância
70% dos brasileiros admitem já ter tomado uma “atitude corrupta”
Deixe seu comentário
Pode te interessar