Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Polícia Federal e Receita Federal realizam operação contra fraudes em importações no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Ação foi deflagrada em cinco municípios gaúchos e em um catarinense (Foto: Polícia Federal/Divulgação)

A PF (Polícia Federal) e a Receita Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (25), a Operação Elipse para desarticular um esquema de fraudes em importações e evasão de divisas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Mais de 60 policiais federais e 40 servidores da Receita Federal cumprem dez mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Guaíba, Eldorado do Sul e Itajaí (SC).

Segundo levantamento da Receita, as operações de importação que são objeto da investigação totalizam US$ 200 milhões.  O esquema é praticado por um grupo empresarial especializado em comércio internacional para beneficiar companhias que atuam no mercado brasileiro. O esquema consiste na ocultação do real importador. Dessa forma, as companhias envolvidas quebravam a cadeia do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e sonegavam o pagamento do tributo.

Como as empresas intermediárias têm sede em Estados que gozam de benefícios de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) e por onde as mercadorias são importadas, a fraude também propicia o pagamento de alíquota menor do imposto estadual.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O movimento dos caminhões nas estradas brasileiras é, hoje, 26% inferior ao registrado entre 2003 e 2007
Morre, aos 88 anos, o ex-presidente do Uruguai Jorge Batlle
https://www.osul.com.br/policia-federal-e-receita-federal-realizam-operacao-contra-fraudes-em-importacoes-no-rio-grande-do-sul/ Polícia Federal e Receita Federal realizam operação contra fraudes em importações no Rio Grande do Sul 2016-10-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar