Domingo, 05 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de novembro de 2015
A Superintendência da PF (Polícia Federal) em Minas Gerais está investigando o número de pessoas que podem ter sido favorecidas com a fraude de benefícios por incapacidade no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) da cidade de São João Del Rei (MG), no Campo das Vertentes. A polícia também investiga se houve a efetiva participação de servidores no esquema.
Nessa terça-feira, uma força-tarefa da PF, MPF (Ministério Público Federal) e Ministério do Trabalho e Previdência Federal desarticulou uma quadrilha que fraudava benefícios da previdência no município. A ação fraudulenta era promovida mediante facilitação por parte de servidores administrativos e peritos médicos na concessão de benefícios por incapacidade.
De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Previdência Social, estima-se que a ação destes fraudadores gerou um prejuízo aos cofres públicos de cerca de 2 milhões de reais. Ainda segundo o órgão, considerando a expectativa de sobrevida dos beneficiários, a operação da força-tarefa evitou um prejuízo de 3,9 milhões de reais. (AG)