Quinta-feira, 15 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 21 de maio de 2015
A PF (Polícia Federal) deflagrou, na madrugada desta quinta-feira (21), a 13ª fase da Operação Lava-Jato em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A ação cumpriu seis mandados judiciais, sendo quatro de busca e apreensão, um de condução coercitiva e um de prisão preventiva. O empresário Milton Pascowitch, que presta serviços à Ecovix, empresa do ramo de construção naval e offshore, foi preso na capital paulista.
O empresário é apontado como um dos operadores da empreiteira Engevix no esquema de propinas na Petrobras. Ele já havia prestado depoimento à PF em São Paulo na nona fase da operação. De acordo com o MPF (Ministério Público Federal), a empresa JD Consultoria, de propriedade do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, recebeu mais de 1,4 milhão de reais em pagamentos da Jamp Engenheiros Associados LTDA., que pertence a Pascowitch. Conforme o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, o empresário recebia propina para o PT vinda da Engevix.
O vice-presidente da Engevix, Gerson Almada, que cumpre prisão em regime domiciliar, disse, em depoimento, que além de pedir doação de campanha para o PT, Pascowitch intermediou o pagamento de propina da Engevix com a Diretoria de Serviços da Petrobras, que era ocupada por Renato Duque.
Os mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e em Minas Gerais foram cumpridos em imóveis do empresário Henry Hoyer de Carvalho, que foi mencionado pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa durante as investigações do esquema de corrupção na estatal. Segundo Costa, Hoyer substituiu o doleiro Alberto Youssef no papel de interlocutor entre a Diretoria de Abastecimento e integrantes do PP.
Em depoimento de sua delação premiada, Costa disse que Hoyer passou a ocupar o posto de operador do esquema no início de 2012, pois os líderes do PP estavam insatisfeitos com atrasos nos repasses de propinas para o partido.
Hoyer também é investigado pela CPI do SwissLeaks do Senado, criada para apurar supostas irregularidades praticadas pelo banco HSBC na abertura de contas ilegais na Suíça
Também foram apreendidas obras de arte. De acordo com a polícia, essa fase da operação tem por objetivo apurar fatos criminosos atribuídos a operadores financeiros que atuavam juntos a contratos firmados por empreiteiras com a Petrobras. A Lava-Jato foi deflagrada em março de 2014 e investiga um esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas na estatal. Nas primeiras 12 fases, a PF cumpriu quase 400 mandados judiciais, que incluem prisões preventivas, temporárias, busca e apreensão e condução coercitiva.