Domingo, 20 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Polícia Federal prende o ex-ministro do Turismo Gilson Machado

Compartilhe esta notícia:

Machado (foto) teria atuado para obter a expedição de um passaporte português para Mauro Cid

Foto: Isac Nóbrega/PR
Machado (foto) teria atuado para obter a expedição de um passaporte português para Mauro Cid. (Foto: Isac Nóbrega/PR)

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado foi preso nesta sexta-feira (13) em Recife (PE). Nesta semana, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de inquérito contra Machado por obstrução de investigação e favorecimento pessoal.

O requerimento tem como base informações da PF de que Machado teria atuado, no dia 12 de maio, para obter a expedição de um passaporte português, junto ao consulado de Portugal em Recife, em favor do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, para viabilizar a saída do militar do Brasil.

Além disso, Machado teria promovido, por meio do seu perfil no Instagram, uma campanha de arrecadação de doações em dinheiro que seriam destinadas a Bolsonaro, o que também chamou a atenção dos investigadores.

No pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) ao Supremo, Gonet disse que Machado não obteve êxito na emissão do documento para Cid, mas que a PF ainda considera possível que ele “busque alternativas junto a outras embaixadas e consulados” para essa finalidade.

Para Gonet, essas informações levantam a suspeita de que Machado esteja atuando para obstruir a ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado. A PGR também defendeu a determinação de busca e apreensão e quebra do sigilo telefônico e de mensagens de Machado.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Após ataques de Israel, Trump pressiona o Irã por acordo nuclear e ameaça: “Antes que não sobre mais nada”
Supremo revoga a prisão do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid
https://www.osul.com.br/policia-federal-prende-o-ex-ministro-do-turismo-gilson-machado/ Polícia Federal prende o ex-ministro do Turismo Gilson Machado 2025-06-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar