Sábado, 04 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Polícia Federal prende pecuarista e empresário amigo de Lula em nova fase da Operação Lava-Jato

Compartilhe esta notícia:

Bumlai prestaria depoimento à CPI do BNDES (Foto: Divulgação)

A PF (Polícia Federal)  prendeu nesta terça-feira (24) , em um hotel em Brasília, o pecuarista e empresário José Carlos Bumlai, durante a 21ª fase da Operação Lava-Jato, batizada de Operação Passe Livre. A prisão é preventiva. Ele será levado para a superintendência da PF em Curitiba (PR). Bumlai deporia nesta terça na CPI do BNDES, que investiga operações envolvendo a instituição financeira.

A PF cumpre, desde a madrugada desta terça, um mandado de prisão preventiva, 25 mandados de busca e apreensão e seis de condução coercitiva. A ação é realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Pecuarista do Mato Grosso do Sul e empresário do setor sucroalcooleiro, Bumlai tinha acesso franqueado ao gabinete de Lula durante os oito anos em que o petista comandou o Palácio do Planalto. Os dois se conheceram em 2002, apresentados pelo ex-governador sul-matogrossense Zeca do PT, e estreitaram a relação nos anos seguintes.

Um dos delatores da Operação Lava-Jato, o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, afirmou em depoimento ao Ministério Público Federal que repassou 2 milhões de reais  a Bumlai referentes a uma comissão a que o pecuarista teria direito por supostamente pedir a intermediação de Lula em uma negociação para um contrato.

As investigações concentradas nesta fase partem da apuração das circunstâncias de contratação de navio-sonda pela Petrobras com indícios concretos de fraude no procedimento licitatório, segundo a PF. (AG) 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Desemprego no terceiro trimestre no País é o maior desde 2012
Professora que foi agredida por aluna diz que não vai voltar a dar aula
https://www.osul.com.br/policia-federal-prende-pecuarista-e-empresario-amigo-de-lula-em-nova-fase-da-operacao-lava-jato/ Polícia Federal prende pecuarista e empresário amigo de Lula em nova fase da Operação Lava-Jato 2015-11-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar