Domingo, 21 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Polícia Federal faz busca em apartamento de deputado federal e acha celulares jogados pela janela

Compartilhe esta notícia:

A PF encontrou celulares jogados pela janela durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão no apartamento funcional do parlamentar nessa terça-feira (16). (Foto: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) vai indiciar por obstrução de Justiça o deputado Antônio Leocádio dos Santos (MDB-PA), conhecido como Antônio Doido. A PF encontrou celulares jogados pela janela durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão no apartamento funcional do parlamentar nessa terça-feira (16).

O deputado foi um dos alvos da Operação Igapó, que investiga uma organização criminosa suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro.

Policiais federais cumpriram 31 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, no estado do Pará e no Distrito Federal. O relator do caso na Corte é o ministro Flávio Dino.

De acordo com a PF, os investigados desviavam verbas públicas de emendas parlamentares e recursos estaduais por meio de fraudes em processos de licitação e depois usavam o dinheiro desviado para o pagamento de vantagens indevidas e ocultação de patrimônio.

Os suspeitos podem ser indiciados pelos crimes de corrupção eleitoral, corrupção ativa e passiva, crimes licitatórios, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

No início deste mês, a Justiça Eleitoral tornou Antônio Leocádio inelegível por oito anos pela prática de abuso de poder político e econômico nas eleições municipais para prefeito em 2024.

Segundo o TRE-PA, o juiz eleitoral concluiu que o “réu utilizou recursos públicos provenientes de emendas parlamentares para promover sua imagem e influenciar o eleitorado, caracterizando abuso de poder político”.

Buscas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que a Polícia Federal (PF) fizesse buscas na residência do deputado Antônio Doido (MDB-PA), nessa terça-feira (16), no âmbito da Operação Igapó, que apura a atuação de uma organização criminosa envolvida com o saque de R$ 48 milhões em espécie de agências bancárias no Pará.

Ao cumprir a diligência, nas primeiras horas da manhã, os agentes da PF encontraram um dos celulares na área externa do prédio em que o parlamentar mora, na área central de Brasília. Segundo testemunhas ouvidas pelos policiais, o aparelho foi jogado pela janela.

Antônio Doido é investigado por desvio de verbas públicas com a utilização de diversas empresas de fachada, em especial no ramo da construção civil, que seriam todas comandadas por sua esposa, Andrea Costa Dantas.

Segundo relatório parcial da PF sobre a investigação, cujo sigilo foi levantado por Dino, o esquema envolvia “complexo esquema de lavagem de dinheiro que teria como ponto de partida recursos oriundos de contratos públicos, os quais seriam aparentemente destinados, ao menos em parte, para fins eleitorais escusos, além da aquisição de patrimônio”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Alexandre de Moraes encontrou indícios de autoria do desembargador preso no Rio em cinco crimes; veja quais são
Ministro do Supremo, Dias Toffoli manda a Polícia Federal realizar diligências urgentes no caso do Banco Master
https://www.osul.com.br/policia-federal-vai-indiciar-por-obstrucao-de-justica-deputado-federal-que-jogou-celulares-pela-janela-durante-busca-e-apreensao/ Polícia Federal faz busca em apartamento de deputado federal e acha celulares jogados pela janela 2025-12-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar