Quarta-feira, 12 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de novembro de 2025
A Polícia Civil investiga o incidente que resultou na morte de um advogado no Centro de Porto Alegre, na madrugada dessa quarta-feira (12). Ele e um colega bebiam na lancheria em frente ao Cine Capitólio quando se desentenderam, do lado de fora, com um homem em situação de rua. Houve luta corporal e Mauirá Duro Schneider, 25 anos, foi baleado no peito com a pistola do parceiro Roger Lopes da Silva, de 35, atingido na perna.
De acordo com informações extraoficiais, Roger – ex-policial – teria feito menção de sacar a arma, que acabou tomada pelo andarilho e usada para efetuar os tiros durante a briga, ocorrida por volta das 3h30min. Ele permanece internado em situação estável no Hospital de Pronto Socorro (HPS). Até a noite, não havia atualizações sobre o paciente, ferido na parte posterior da coxa.
Já o suposto autor dos disparos é um homem de 31 anos. Ele fugiu do local, mas foi detido nas imediações do estabelecimento por policiais do 9º Batalhão da Brigada Militar (BM), cerca de uma hora depois, levando consigo a pistola calibre 380 carregada com a munição restante. Ele não resistiu à prisão e foi encaminhado para depoimento.
Imagens registradas por uma câmera de segurança na esquina da rua Demétrio Rieiro com a avenida Borges de Medeiros mostram os três em luta na calçada e o momento em que são feitos os disparos. Também aparece uma testemunha que assiste a tudo a poucos metros e se refugia no estabelecimento ao perceber os tiros. A cena deve ajudar a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) a esclarecer o fato.
O titular de plantão na unidade, Arthur Reguse, revelou que, dconforme testemunhas ouvidas até o momento, os advogados estavam sob embriaguez no momento da discussão. A dupla teria decidido interpelar o indivíduo em situação de rua (conhecido na região pelo apelido de “Cabeludo”) devido ao barulho que esse fazia na rua com um skate.
(Marcello Campos)