Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Polícia Polícia realiza operação contra desvio de dinheiro na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS

Compartilhe esta notícia:

Mandado de busca e apreensão foi cumprido na sede da entidade

Foto: Polícia Civil/Divulgação
Agentes apreenderam documentos e computadores na sede da entidade e em residências. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (29), uma operação para investigar o desvio de mais de R$ 10 milhões da FCDL-RS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul) por meio de notas fiscais fraudadas e pagamentos de despesas pessoais.

Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão na sede da entidade, em Porto Alegre, e nas residências do presidente da federação, Vitor Koch, em Três Coroas, e de funcionários.

Eles são suspeitos de estelionato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e organização criminosa. Documentos e computadores foram apreendidos durante a operação. Segundo a Polícia Civil, dirigentes procuraram autoridades para denunciar as supostas irregularidades.

“Nós tomamos conhecimento já há algum tempo de que havia irregularidades na federação por meio do vice-presidente Fernando Palaoro, que nos informou. Quando nós tomamos conhecimento dessas irregularidades, buscamos maiores informações e tomamos algumas atitudes. Palaoro fez uma denúncia ao Ministério Público e ontem [quinta] à noite eu fui informado que teria essa operação”, afirmou o primeiro vice-presidente da FCDL-RS, Jorge Prestes Lopes.

“Nós lamentamos profundamente que tenha acontecido esse tipo de situação porque isso abala bastante o movimento lojista gaúcho, mas queremos que os responsáveis sejam punidos de acordo com a legislação. A FCDL faz um trabalho maravilhoso”, acrescentou o dirigente.

O primeiro vice-presidente da FCDL-RS falou com exclusividade para a equipe da TV Pampa.

A FCDL-RS, fundada em julho de 1972, é uma entidade sem fins lucrativos, atuando na representatividade do setor varejista gaúcho.

Nota oficial

Durante a tarde, o presidente da FCDL divulgou a seguinte nota:

“NOTA OFICIAL DA FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE DIRIGENTES LOJISTAS DO RIO GRANDE DO SUL – FCDL-RS – NOVEMBRO 2019

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, em razão dos fatos noticiados nesta manhã, em especial da operação da Polícia Civil deflagrada em relação à entidade e seu presidente, vêm a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1º) As denúncias que ensejaram a operação policial ocorrida nesta data tem forte cunho político, conforme atestam as diversas atas de reuniões no âmbito interno da entidade, da sua diretoria, do Conselho Fiscal e assembleias, assim como ações judiciais ajuizadas e ocorrência policial registrada pelo presidente da Federação denunciando tentativa de extorsão, praticada por um dos denunciantes, diretor da entidade.

2º) A Federação informa também que não há nenhuma irregularidade ou quaisquer desvios de recursos no âmbito da Entidade, cujas contas foram aprovadas sem ressalvas pelo Conselho Fiscal, pela auditoria independente, pela contabilidade e pelas assembleias, das quais participaram os próprios denunciantes.

3º) A situação em que se vê envolvida a FCDL-RS decorre de um embate político instaurado por aqueles que perderam o último pleito eleitoral, aliados a membros opositores da atual diretoria.

4)A FCDL-RS está em contato com as autoridades para tomar conhecimento dos fatos e do teor do inquérito policial para que possa prestar maiores esclarecimentos ao Movimento Lojista e para a sociedade gaúcha.

5)A Entidade se coloca à inteira disposição da Polícia Civil, do Ministério Público, do Poder Judiciário, bem como de seus associados, para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários.

Porto Alegre, 29 de novembro de 2019.

Vitor Augusto Koch, Presidente da FCDL-RS”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Polícia

Presa quadrilha que assaltava motoristas de aplicativos na Região Metropolitana
Empresas em débito com a Receita Estadual têm até o dia 13 para aderir ao Refaz 2019
https://www.osul.com.br/policia-realiza-operacao-contra-desvio-de-dinheiro-na-federacao-das-camaras-de-dirigentes-lojistas-do-rs/ Polícia realiza operação contra desvio de dinheiro na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS 2019-11-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar