Ícone do site Jornal O Sul

Policiais envolvidos em homicídio de jovem em Caxias têm prisão preventiva decretada

(Editoria de Arte/O Sul)

A Justiça de Caxias do Sul, na Serra gaúcha,  decretou a prisão preventiva dos policiais militares Emerson Luciano Tomazoni, Gabriel Modesto Ceconi e Devilson Enedir Soares. Os agentes respondem pelo homicídio praticado contra Lucas Raffainer Cousendier, de 19 anos, e por tentativa de homicídio contra Felipe Veiga e Tiago Signor na madrugada do dia 4 deste mês.

A decisão da Juíza de Direito Milene Fróes Rodrigues Dal Bó ressalta que há “prova da existência do crime e indícios suficientes da autoria”. De acordo com a magistrada, o objetivo é garantir a ordem pública e a instrução criminal.

Entenda o caso

Os policiais perseguiram e atiraram contra um carro que fugiu de uma abordagem realizada pela Brigada Militar em Caxias do Sul. Os réus justificaram a ação afirmando que os jovens teriam atirado contra a guarnição. A versão foi contrariada pela investigação interna da BM.

Em depoimento, os dois sobreviventes argumentaram que fugiram da abordagem, pois o condutor do veículo havia ingerido bebida alcoólica. Além dos indícios de autoria do crime, ficou demonstrado que os investigados tentaram forjar provas no intuito de incriminar as vítimas. Os réus atiraram contra a própria viatura da BM para aparentar que houve legítima defesa e, em seguida, teriam “plantado” a arma no carro das vítimas.

A arma usada pelos policiais para incriminar os jovens teria sido obtida dias antes do ocorrido. Segundo testemunhas, os mesmos agentes teriam invadido a casa de um homem e levado o armamento. O GPS da viatura confirma que os réus foram à referida residência.

Sair da versão mobile