Segunda-feira, 12 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
14°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Políticos não decidem mais quem serão os diretores da Petrobras

Compartilhe esta notícia:

A nota da petroleira foi reduzida de "BB+" para "BB" (Foto: Divulgação)

Enquanto busca um executivo de varejo para assumir o lugar de José Lima de Andrade Neto na presidência da BR Distribuidora, a Petrobras decidiu também contratar no mercado profissionais para a estatal nas áreas de Auditoria Interna e também para o cargo de ouvidor geral. A empresa que tem contrato com a Petrobras para a seleção dos executivos é a Korn Ferry, companhia especializada no recrutamento de executivos.
A área de Ouvidoria é a mais sensível. Era ocupada por Paulo Otto Von Sperling, ex-assessor de José Dirceu e filiado ao PT até 2012. Conhecido como “ouvidor que não viu nem ouviu nada”, Von Sperling só foi afastado do cargo após o atual presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, e o novo conselho de administração da estatal, presidido por Murilo Ferreira, assumirem o comando da companhia petroleira.
Parte da Ouvidoria será terceirizada e o objetivo da estatal é “buscar competências fora da empresa para ocupar algumas posições mais delicadas”. Ao contrário da Ouvidoria, a área de Auditoria Interna da Petrobras fez um bom trabalho com os mecanismos que dispunha. O problema é que as providências sugeridas não eram acatadas. Empregados da Petrobras também poderão participar do processo de seleção para os cargos. Os nomes apresentados serão analisados por uma comissão interna formada por membros do Conselho de Administração; pelas diretorias de Governança, Risco e Conformidade, Corporativa e de Serviços; e pelo gabinete da presidência da Petrobras.
No rastro do furacão que foi a Operação Lava-Jato no Brasil e também dentro da Petrobras, a área de Auditoria está passando por um enorme processo de reestruturação para melhorar a governança da empresa. Na longa lista de atribuições do futuro auditor, está o de “promover a difusão da visão, valores e princípios da companhia no âmbito da Auditoria Interna” e representar a petroleira junto aos órgãos de controle como o Conselho Fiscal, o Tribunal de Contas da União, a Controladoria-Geral da União, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Brasil é a economia mais fechada entre países do G20, mostra estudo
Norte-americano de 19 anos se mata ao fazer um autorretrato com uma arma
https://www.osul.com.br/politicos-nao-decidem-mais-quem-serao-os-diretores-da-petrobras/ Políticos não decidem mais quem serão os diretores da Petrobras 2015-09-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar