Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 29 de março de 2024
Levantamento realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam que Porto Alegre divide com Belo Horizonte (MG) o status de capital brasileira com maior expectativa de vida média da população: 72 anos. O indicador supera em uma década e meia o de Boa Vista (RR), em último lugar (57 anos).
A mais populosa cidade gaúcha também aparece como a oitava menos desigual entre ricos e pobres – o melhor desempenho nesse quesito é o de Curitiba (PR) e o pior ficou com Porto Velho (RO). O documento leva em consideração 40 aspectos, relacionados a estatísticas sobre saúde, educação e renda, contabilizadas por órgãos do governo federal.
Coordenador-geral do instituto responsável pela coleta e tabulação dos dados, Jorge Abrahão explica que a idade média ao morrer é o resultado de uma combinação de fatores:
“Geralmente, existe um problema maior de mortalidade jovem e infantil, que por sua vez refletem questões como saúde, violência, saneamento e habitação. O Mapa oferece às capitais um panorama geral onde se pode observar demandas urgentes a serem enfrentadas”.
Ranking completo
– Porto Alegre (RS): 72 anos.
– Belo Horizonte (MG): 72 anos.
– Rio de Janeiro (RJ): 71 anos.
– Curitiba (PR): 70 anos.
– Florianópolis (SC): 70 anos.
– São Paulo (SP): 70 anos.
– Vitória (ES): 70 anos.
– Natal (RN): 69 anos.
– Fortaleza (CE): 68 anos.
– Goiânia (GO): 68 anos.
– João Pessoa (PB): 68 anos.
– Recife (PE): 68 anos.
– Belém (PA): 67 anos.
– Campo Grande (MS): 67 anos.
– Aracaju (SE): 66 anos.
– Cuiabá (MT): 65 anos.
– Maceió (AL): 65 anos.
– Salvador (BA): 65 anos.
– Teresina (PI): 65 anos.
– Rio Branco (AC): 64 anos.
– São Luís (MA): 64 anos.
– Porto Velho (RO): 61 anos.
– Manaus (AM): 59 anos.
– Palmas (TO): 59 anos.
– Macapá (AP): 58 anos.
– Boa Vista (RR): 57 anos.
Estudo do IBGE
Em novembro passado, o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) publicou estudo apontando em 75,5 anos a expectativa média de vida dos cidadãos do País. Os dados mostraram, de forma inédita, os impactos da pandemia de covid sobre tal indicador, uma vez que os números de 2020 e 2021 (76,8 e 77 anos, respectivamente), ainda não levavam em conta as mortes provocadas pela doença em território nacional.
Para as mulheres, o número ficou em 79 anos, abaixo dos 80,1 anos de 2019, ao passo que a dos homens foi de 72 anos, taxa também inferior aos 73,1 anos do último período antes da chegada do coronavírus. O trabalho trouxe outras informações importantes, como a de que a expectativa de vida dos brasileiros em 2022 foi a menor desde 2017.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul