Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece População é convidada a participar de mutirão comunitário que transformará praça no bairro Cavalhada

Compartilhe esta notícia:

A praça Alba Carvalho Degrazia ganhará melhorias de acordo com desejos e necessidades da comunidade durante mutirão neste fim de semana.

Um grande mutirão comunitário reunirá moradores e comerciantes no bairro Cavalhada, além de colaboradores voluntários da Vivo, neste sábado (05/12) e domingo (06/12), das 9h às 19h, na praça Alba Carvalho Degrazia. A meta é transformar o local de 5,8 mil metros quadrados em um agradável espaço de convívio social. O trabalho será realizado em dois dias com uma série de atividades como limpeza, jardinagem, pintura, construção e instalação de novos mobiliários urbanos. A população está convidada a participar desta construção coletiva. Quem quiser pode ir direto à praça, em qualquer horário dentro do plano de trabalho, que encontrará uma equipe para recepciona-lo e mostrar as atividades que estão sendo desenvolvidas. Haverá lanche e almoço no local para os voluntários.

Projeto da empresa Vivo com foco no desenvolvimento sustentável das comunidades, a ação visa reconectar as pessoas aos espaços públicos e estimular a convivência entre vizinhos. “Como empresa do segmento de comunicação e internet, proporcionamos conexão no mundo digital e com projeto vamos além, estimulando a qualidade de vida e o convívio mais harmônico a partir da conexão entre pessoas que vivem e trabalham próximas”, explica a diretora de Gestão Responsável e Sustentável da Telefônica Vivo, Heloísa Genish.

Em parceria com o Instituto Elos, especializado em tecnologias sociais de mobilização comunitária, a empresa cria condições para que a comunidade realize por conta própria a revitalização da praça, aproveitando recursos já existentes, atuação de profissionais da região, captação de doações e participação coletiva no mutirão. Também faz parte da contribuição da empresa, a instalação de um ponto de internet wi-fi grátis no local.

A mobilização da comunidade começou há um mês com encontros que avaliaram as possibilidade de melhorias e necessidades da população que vive no entorno da praça. A prefeitura de Porto Alegre foi envolvida no projeto que buscou também apoio de lideranças comunitárias locais.

Sonho coletivo

Na prática, foi formado um grupo com cerca de 30 representantes da comunidade que definiu o que será realizado na praça, ouvindo moradores e comerciantes da região e atendendo diferentes demandas de quem utiliza o local. São desafios solucionados em conjunto para harmonizar a utilização do espaço.

A praça integra duas realidades, os moradores dos condomínios e da vila. O projeto busca aproximar estes moradores, de forma que juntos encontrem soluções. As melhorias envolvem desde poda de árvores, reforço na iluminação, colocação de lixeiras, placas de sinalização, bebedouro e reforma da quadra até desejos bem específicos como pista de skate, academia de ginástica, cantinho do chimarrão com mesas para jogos e cantinho ‘zen’ para meditação com instalação de sinos feitos em pedra, bambu, metal ou cerâmica que produzem sons relaxantes. O professor da creche Casa de Nazaré, Daniel Vicente de Oliveira, utiliza a praça para atividades recreativas com crianças. “A praça é nossa área para fazer exercícios e tínhamos um desejo antigo de uma quadra poliesportiva que agora se tornará realidade”, afirma.

A capital gaúcha encerra as ações do projeto “GVT na Praça” em 2015, que passou por Santo André (SP), Campinas (SP), Santos (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). A ação resgata o funcionamento de praças como locais de convivência e conexão entre as pessoas a partir do envolvimento de moradores, comerciantes, empresa, ONG e poder público e já beneficiou 12 praças brasileiras.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Comando Ambiental da Brigada Militar fiscaliza caça e pesca em Palmares do Sul
Brigada Militar cria Grupos de Trânsito para atuar em municípios do Litoral Norte
https://www.osul.com.br/populacao-e-convidada-a-participar-de-mutirao-comunitario-que-transformara-praca-no-bairro-cavalhada/ População é convidada a participar de mutirão comunitário que transformará praça no bairro Cavalhada 2015-12-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar