Quarta-feira, 05 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de dezembro de 2021
Município considera ser imprudente realizar o evento no próximo ano.
Foto: Luciano Lanes/PMPAPelo segundo ano consecutivo, em 2022 a cidade de Pelotas (Região Sul gaúcha) não terá Carnaval. A decisão é motivada pela pandemia de coronavírus e foi anunciada nesta quarta-feira (22) pela prefeita Paula Mascarenhas após discutir o assunto com representantes das entidades locais ligadas à festividade.
Na avaliação da chefe do Executivo municipal, mesmo com avanços na campanha de vacinação e na testagem da população, ainda não seria prudente retomar o evento:
“Vamos preservar vidas. É mais sensato dizer agora que não haverá Carnaval, da forma tradicional, do que anunciar, lá para a frente, pois a festa tem grandes investimentos e seria irresponsabilidade com a comunidade carnavalesca, além do prejuízo e frustração serem maiores”.
Paula explicou, ainda, que a possibilidade de novo cancelamento vinha sendo estudada há meses e que uma das alternativas dadas seria a realização de uma festividade controlada, com número reduzido de público e atendimento a protocolos de segurança.
“A prefeitura é parceira em realizar uma festa simbólica e com os devidos cuidados, para fazer o anúncio do Carnaval de 2023”, acrescentou.
Aval das entidades
O presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), Erildo “Mestre Didio” Corrêa, destaca que a decisão do município foi tomada após reunião com a entidade, que vinha solicitando uma definição sobre o evento, pois faltariam cerca de 60 dias para o evento (3 a 6 de março).
“Entendemos que é preciso ter cautela pela pandemia”, concordou o dirigente. “A prefeitura definiu pelo cancelamento por não ter condições de garantir como estará a situação na época do Carnavel. A partir de agora trabalharemos para realizar uma comemoração mais controlada, em data próxima à marcada, seguindo todos os protocolos.”
Voltar Todas de Rio Grande do Sul