Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Por “crime ambiental”, prefeito de cidade do Espírito Santo ameaça bloquear ferrovia

Compartilhe esta notícia:

Abastecimento de água de Baixo Guandu se dá pelo rio Doce, que já acumula lama. (Foto: Prefeitura de Baixo Guandu)

O prefeito de Baixo Guandu (ES), Neto Barros (PCdoB), ameaçou nessa quinta-feira colocar máquinas da administração municipal sobre a ferrovia da Vale, que corta a cidade do Noroeste capixaba. Baixo Guandu deve ser atingida neste fim de semana pela lama de rejeitos proveniente das barragens de Mariana (MG), e Barros quer providências da Vale, uma das donas da mineradora Samarco.

Em mensagem postada no Facebook, o prefeito detalhou o plano. “Comunicamos à Vale e a sociedade que a prefeitura colocará suas máquinas sobre os trilhos da estrada de ferro Vitória a Minas e paralisará o transporte de minério de ferro”, escreveu. Barros diz que a situação visa expor e responsabilizar a empresa pelo “crime ambiental”. O abastecimento de água de Baixo Guandu se dá pelo rio Doce, onde uma onda de lama já mata peixes.

Governador Valadares

À tarde, manifestantes iniciaram um ato contra a interrupção no abastecimento de água em Governador Valadares (MG). Cerca de 50 pessoas atearam fogo em pneus para obstruir a estrada de ferro administrada pela Vale.

O corte aconteceu devido ao fluxo de lama com rejeitos de mineração que atingiu o rio Doce após o rompimento de barragens em Mariana. A manifestação terminou por volta das 18h30min. O objetivo foi chamar a atenção dos órgãos ambientais e do Ministério Público, segundo um dos participantes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mineradora descumpriu várias legislações e será multada em 250 milhões de reais, afirma Dilma
Ibama multou em 50 milhões de reais a filial brasileira da Volkswagen por fraude em testes de emissões de poluentes de motores a diesel
https://www.osul.com.br/por-crime-ambiental-prefeito-de-cidade-do-espirito-santo-ameaca-bloquear-ferrovia-da-vale/ Por “crime ambiental”, prefeito de cidade do Espírito Santo ameaça bloquear ferrovia 2015-11-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar