Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema Por que apenas 4% dos diretores de filmes de Hollywood são mulheres?

Compartilhe esta notícia:

Kathryn Bigelow é a única mulher que já recebeu um Oscar de Melhor Diretora. (Foto: Reprodução)

Estudos indicam a existência de uma barreira na indústria do cinema – que se manifesta particularmente na função de diretor. Uma pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia (EUA) analisou uma base de dados de 1.100 filmes populares produzidos de 2007 a 2016. Dos 1.223 diretores envolvidos nesses projetos, apenas 4% são mulheres.

Nesse período, a maior porcentagem de diretoras mulheres foi registrada em 2008 (8%) e a menor em 2013 e 2014 (1,9%). A pesquisa descobriu que a situação é ainda mais grave em relação à continuidade de oportunidades para as diretoras. A maioria delas trabalha em apenas um filme – 84%. Entre os homens, esse número é muito menor – 55%.

Esses números se refletem em toda a indústria do cinema, de acordo com pesquisa feita pelo Centro de Estudos sobre a Mulher na Televisão e no Cinema, da Universidade de San Diego, também nos EUA. Em 2016, as mulheres representaram apenas 17% de todos os diretores, roteiristas, produtores, editores e cineastas nos 250 filmes americanos de maior sucesso. Além disso, um terço desses filmes empregou apenas uma ou nenhuma mulher nessas funções.

Então, não deveria ser uma surpresa que esta barreira fique visível em cerimônias de premiação. No Globo de Ouro, a única mulher a ganhar o prêmio de melhor direção foi Barbara Streisand, por Yentl, em 1984. Apenas seis mulheres foram indicadas em todos os 75 anos de existência do prêmio. No Oscar, a realidade das mulheres é ainda pior: desde a primeira edição, em 1929, apenas quatro mulheres foram nomeadas na categoria de melhor direção. A única vez em que uma delas venceu a estatueta foi em 2010 – Kathryn Begelow, com o filme “The Hurt Locker” (“Guerra ao Terror”, em português).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Veja dez filmes imperdíveis que chegam aos cinemas em fevereiro
Jane Fonda é tema de documentário que mostra trajetória da beldade vazia que se transformou em ativista
https://www.osul.com.br/por-que-apenas-4-dos-diretores-de-filmes-de-hollywood-sao-mulheres/ Por que apenas 4% dos diretores de filmes de Hollywood são mulheres? 2018-01-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar