Sábado, 27 de novembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Celebridades Por que Lady Di parecia ser bem mais baixa do que o príncipe Charles?

Compartilhe esta notícia:

Príncipe Charles e princesa Diana em retrato para o casamento, em 1981. (Foto: REUTERS/Handout/Files)

À primeira vista, tudo parece estar correto na foto acima. O príncipe Charles e a princesa Diana posam, juntos, para os selos do correio britânico. No entanto, tem algo no mínimo estranho na imagem: Charles media 1,80 metro, enquanto Diana tinha 1,77 metro de altura.

Como escreveu o sociólogo Philip N. Cohen no tuíte, “eles tinham a mesma altura”. Ou, se formos mais específicos, a diferença era de apenas 3 centímetros.

Cohen percebeu o fato “curioso” em 2010. Na época, ele escreveu um post sobre o assunto em seu blog e levantou a discussão de que casais com o homem mais alto do que a mulher são mais comuns e, portanto, vistos com mais naturalidade na sociedade. Cohen opinou que isso reforçava nos relacionamentos a normatividade do “homem mais alto e forte” com a “mulher mais baixa e fraca”. Na época, o post recebeu uma curtida.

Passamos para 2017, com as redes sociais muito mais desenvolvidas e, consequentemente, maior potencial de viralização para publicações como a que Cohen fez em 2010.

Cohen foi pesquisar melhor o tema e descobriu que o selo já havia sido questionado na época em que foi impresso, e que até o The New York Times dedicou uma coluna para esclarecer o assunto. A explicação foi que o design do selo, com a silhueta no canto superior esquerdo, exigia que a pessoa do lado direito da foto ficasse mais abaixo.

Enquanto muita gente ficou chocada com a descoberta ou disse que pensava a mesma coisa, outros pontuaram que apenas uma imagem não provava nada. Então o professor fez o seguinte post:

post

“Eles tinham a mesma altura”, escreveu.

As imagens estarão sempre abertas a interpretação, mas o sociólogo se posiciona em um livro de sua autoria: “O marido mais alto invoca a imagem do homem protetor, dominante (‘Deixa que eu alcanço para você’), com uma esposa que nutre e apoia (‘Posso te fazer um sanduíche?’)”.

Cohen explica sua linha de pensamento em um post em seu blog. Para quem se interessa pelo assunto, ele também discute como a diferença de altura entre homens e mulheres é tratada em desenhos animados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Celebridades

Xuxa e pilotos da Fórmula 1 homenageiam Ayrton Senna, que faria 57 anos nesta terça
Estudo que pode reduzir morte súbita em atletas tem participação de pesquisador Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar