Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Economia Por que não estou no 1º lote de restituições do Imposto de Renda, se optei por receber a devolução via Pix?

Compartilhe esta notícia:

Próximo lote da restituição do Imposto de Renda 2024 será pago em 28 de junho. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2024 foi liberada na manhã de quinta-feira (23). Nesta primeira leva de devoluções, estão contemplados mais de cinco milhões de contribuintes, com um valor total de R$ 9,5 bilhões a ser depositado no dia 31. Trata-se do maior lote da História.

Do total de incluídos nesta leva, 787.747 contribuintes passaram a ter prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou terem optado por receber a restituição via Pix. Mas e os que optaram por receber o dinheiro de volta via transferências instantâneas e não foram contemplados?

1) Por que não estou no 1º lote de restituição do IR 2024 se optei por receber via Pix?

Os que optaram por fazer a declaração pré-preenchida ou receber o dinheiro com Pix tinham chance de receber primeiro que os demais, mas só depois das prioridades legais. Mesmo assim, só se tiverem entregado a declaração até o último dia10 de maio.

Se você entregou após essa data, não estará no primeiro lote porque o processamento do lote de restituição ocorreu naquele dia.

2) Quem tem direito ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024?

Tem prioridade no primeiro lote idosos maiores de 80 anos de idade, os com mais de 60 anos, deficientes, portadores de doenças graves e também contribuintes que tenham o magistério como principal fonte de renda.

Também ganhou prioridade quem é gaúcho, devido à tragédia que ocorreu no Rio Grande do Sul.

É somente após essas situações que vêm os contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e por receber a restituição por Pix.

É importante frisar também que o critério para definir quem vem antes da fila de pagamento da restituição são a data e a hora de entrega da declaração, respeitando as prioridades e o orçamento disponível.

Prioridade

* Idosos acima de 80 anos
* Idosos entre 60 e 79 anos
* Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
* Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
* Contribuintes do Rio Grande do Sul
* Contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via Pix.

3) Como saber se estou com alguma pendência no Imposto de Renda 2024?

Se você já declarou o IR 2024, tem direito à restituição e não entrou no primeiro lote, é possível também que sua declaração ainda esteja em análise ou tenha alguma pendência.

Para solicitar informações mais detalhadas a respeito de sua declaração, o contribuinte deve utilizar o canal Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou pelos aplicativos para smartphone e tablets.

Assim, o contribuinte pode consultar o extrato para entender o que aconteceu com a declaração e qual é a situação. Caso necessário, entregue uma declaração retificadora (ou seja, uma nova declaração, que corrige a anterior).

Caso o resultado da declaração retificadora seja de imposto a restituir, o valor excedente pago de imposto será devolvido na conta bancária indicada na própria declaração.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Compras de até 50 dólares: o que sabe sobre a possível volta do imposto?
Empréstimo subsidiado e carência de 2 anos para empreendedores do Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/por-que-nao-estou-no-1o-lote-de-restituicoes-do-imposto-de-renda-se-optei-por-receber-a-devolucao-via-pix/ Por que não estou no 1º lote de restituições do Imposto de Renda, se optei por receber a devolução via Pix? 2024-05-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar