Domingo, 22 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Marcas & Veículos Porsche 911 GT3 de competição fica ainda mais leve e veloz

Compartilhe esta notícia:

Baseado no 911 GT3 RS, protótipo traz motor de última geração de 4 litros com 6 cilindros opostos. Foto: Divulgação
Baseado no 911 GT3 RS, protótipo traz motor de última geração de 4 litros com 6 cilindros opostos. Foto: Divulgação

A alemã Porsche projetou um novo carro de corridas para campeonatos GT3 ao redor do mundo: o 911 GT3 R. Durante o desenvolvimento do 911 de corrida com mais de 368 kW (500 cavalos de potência), foi dada atenção especial à diminuição de peso, a uma melhor eficiência aerodinâmica, à redução do consumo, a uma maior facilidade de manobra e a uma segurança ainda mais reforçada, bem como à redução dos custos com assistência e peças.

Concebido a partir do modelo de produção em série, 911 GT3 RS, o 911 GT3 R conta com o exclusivo teto com bolha dupla e a distância entre os eixos foi aumentada em 8,3 centímetros, em comparação à geração anterior. Isto garante uma distribuição de peso mais equilibrada e maior previsibilidade nas manobras, particularmente em curvas rápidas, em comparação ao GT3 R anterior.

O desenho de baixo peso da carroceria do esportivo de produção 911 GT3 RS, que conta com construção inteligente com material composto de alumínio-aço, demonstrou ser a base ideal para o carro de corrida. Teto, capota, carenagem, arcos das rodas, portas, seções laterais e traseiras, bem como a tampa traseira, são feitos com um polímero reforçado com fibras de carbono (CFRP) particularmente leve. Todas as janelas são feitas de policarbonato – pela primeira vez, até mesmo o para-brisa é feito nesse material.

O novo 911 GT3 R é acionado por um motor de última geração de 4 litros com 6 cilindros opostos, que é praticamente idêntico ao motor de alto desempenho da versão de estrada 911 GT3 RS. Tanto a injeção direta de gasolina, que opera a pressões de até 200 bar, quanto a tecnologia de temporização variável das válvulas garantem um uso particularmente eficiente do combustível.  Além disso, o motor de aspiração normal oferece uma dirigibilidade significativamente melhor e maior eficiência em uma faixa mais ampla de rotações.

A aerodinâmica do 911 GT3 R também segue o exemplo do carro de rua. As exclusivas aberturas de entrada de ar nos arcos das rodas na carenagem dianteira aumentam a força vertical descendente no eixo dianteiro. Com dois metros de largura e 40 centímetros de extensão longitudinal, a asa traseira oferece equilíbrio aerodinâmico. De seu irmão mais velho, o 911 RSR, o GT3 R emprestou o conceito do radiador em posição central.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Marcas & Veículos

Operação brasileira aperfeiçoou o High Service Level (HSL) mpaeando os possíveis gargalos entre o pedido e a entrega. Foto: Divulgação
Scania implementa produção sob demanda em São Bernardo do Campo
Nissan atinge marca de 10 milhões de veículos produzidos no México
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar