Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Marcas & Veículos Porsche 911 GT3 de competição fica ainda mais leve e veloz

Compartilhe esta notícia:

Baseado no 911 GT3 RS, protótipo traz motor de última geração de 4 litros com 6 cilindros opostos. Foto: Divulgação
Baseado no 911 GT3 RS, protótipo traz motor de última geração de 4 litros com 6 cilindros opostos. Foto: Divulgação

A alemã Porsche projetou um novo carro de corridas para campeonatos GT3 ao redor do mundo: o 911 GT3 R. Durante o desenvolvimento do 911 de corrida com mais de 368 kW (500 cavalos de potência), foi dada atenção especial à diminuição de peso, a uma melhor eficiência aerodinâmica, à redução do consumo, a uma maior facilidade de manobra e a uma segurança ainda mais reforçada, bem como à redução dos custos com assistência e peças.

Concebido a partir do modelo de produção em série, 911 GT3 RS, o 911 GT3 R conta com o exclusivo teto com bolha dupla e a distância entre os eixos foi aumentada em 8,3 centímetros, em comparação à geração anterior. Isto garante uma distribuição de peso mais equilibrada e maior previsibilidade nas manobras, particularmente em curvas rápidas, em comparação ao GT3 R anterior.

O desenho de baixo peso da carroceria do esportivo de produção 911 GT3 RS, que conta com construção inteligente com material composto de alumínio-aço, demonstrou ser a base ideal para o carro de corrida. Teto, capota, carenagem, arcos das rodas, portas, seções laterais e traseiras, bem como a tampa traseira, são feitos com um polímero reforçado com fibras de carbono (CFRP) particularmente leve. Todas as janelas são feitas de policarbonato – pela primeira vez, até mesmo o para-brisa é feito nesse material.

O novo 911 GT3 R é acionado por um motor de última geração de 4 litros com 6 cilindros opostos, que é praticamente idêntico ao motor de alto desempenho da versão de estrada 911 GT3 RS. Tanto a injeção direta de gasolina, que opera a pressões de até 200 bar, quanto a tecnologia de temporização variável das válvulas garantem um uso particularmente eficiente do combustível.  Além disso, o motor de aspiração normal oferece uma dirigibilidade significativamente melhor e maior eficiência em uma faixa mais ampla de rotações.

A aerodinâmica do 911 GT3 R também segue o exemplo do carro de rua. As exclusivas aberturas de entrada de ar nos arcos das rodas na carenagem dianteira aumentam a força vertical descendente no eixo dianteiro. Com dois metros de largura e 40 centímetros de extensão longitudinal, a asa traseira oferece equilíbrio aerodinâmico. De seu irmão mais velho, o 911 RSR, o GT3 R emprestou o conceito do radiador em posição central.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Marcas & Veículos

Operação brasileira aperfeiçoou o High Service Level (HSL) mpaeando os possíveis gargalos entre o pedido e a entrega. Foto: Divulgação
Scania implementa produção sob demanda em São Bernardo do Campo
Nissan atinge marca de 10 milhões de veículos produzidos no México
https://www.osul.com.br/porsche-911-gt3-de-competicao-fica-ainda-mais-leve-e-veloz/ Porsche 911 GT3 de competição fica ainda mais leve e veloz 2015-05-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar