Quinta-feira, 01 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
14°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Porta-bandeira do Afeganistão na Olimpíada de Tóquio consegue fugir do país

Compartilhe esta notícia:

Kimia Yousofi pode ter sido a última mulher afegã a disputar os Jogos Olímpicos. (Foto: COI)

Em crise após a tomada da capital Cabul pelo grupo fundamentalista armado Talibã, o esporte do Afeganistão vive cenário de apreensão. Após a notícia de que a equipe paralímpica não conseguiu viajar a Tóquio para disputar os Jogos, uma notícia positiva foi confirmada nesta sexta-feira: a velocista Kamia Yousufi conseguiu deixar o país.

A atleta foi porta-bandeira do país nos Jogos de Tóquio e disputou os 100m rasos. Terminou em sétimo em sua bateria, com tempo de 13s29, recorde afegão, mas não conseguiu se classificar. Yousufi, de 25 anos, fugiu para o Irã.

A notícia foi confirmada pelo presidente do Comitê Olímpico do Afeganistão, Aref Peyman. Kamia, que competiu com roupa que cobria o corpo no Japão, era uma em meio às atletas mulheres que temiam pelo cerceamento de direitos no novo regime do país.

A atleta nasceu justamente no Irã, em 1996, após os país buscarem refúgio temendo o futuro do país, após tomada do poder pelo Talibã naquele mesmo ano. Sua família tem origem em Kandahar, a segunda maior cidade e berço do Talibã.

Mesmo nascida em solo iraniano, Yousufi começou no atletismo aos 13 anos e cresceu sem poder representar um país, pois sua situação era de refugiada afegã, mesmo sem nunca ter pisado lá — o que só mudou em 2013, quando o governo afegão incentivou o esporte com um campeonato de talentos para quem vivia fora do país.

A velocista já havia competido na Rio-2016, quando foi a única atleta mulher do país na delegação. Na oportunidade, também carregou a bandeira na cerimônia de abertura. Foi ovacionada pelo público no Maracanã.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Capitã da seleção afegã de futebol feminino pede apoio à Fifa para salvar jogadoras
Em última visita à Rússia como líder da Alemanha, Angela Merkel defende o diálogo com Vladimir Putin
https://www.osul.com.br/porta-bandeira-do-afeganistao-na-olimpiada-de-toquio-consegue-fugir-do-pais/ Porta-bandeira do Afeganistão na Olimpíada de Tóquio consegue fugir do país 2021-08-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar