Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 6 de maio de 2023
Vacinação ocorreu em 114 unidades de saúde municipais e os números finais serão divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde na egunda-feira
Foto: Cristine Rochol/PMPAEntre o início da manhã e as 14h deste sábado (6), Dia D de vacinação contra influenza (gripe) em Porto Alegre, um total de 9.317 doses de vacinas foi aplicado em pessoas que compõem os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde para serem imunizados.
A vacinação ocorreu em 114 unidades de saúde municipais. Os dados são parciais. Os números finais serão divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (8). O prefeito Sebastião Melo visitou a Unidade de Saúde Santa Marta neste sábado e recebeu a vacina.
Covid
Também foram administradas 4.140 doses de vacinas contra covid. O detalhamento das doses – se esquema primário, reforço ou vacina bivalente –, além de dados referentes à atualização de cadernetas de vacinação das vacinas de rotina do calendário oficial serão divulgados nesta segunda-feira, 8.
Gripe – A campanha de vacinação contra gripe prossegue até 31 de maio para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde da SMS: idosos, crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas e quilombolas, trabalhadores do transporte público, funcionários do sistema prisional, professores.
A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os vírus influenza A H3N2 e H1N1 e B. Depois de aplicada, a vacina leva pelo menos 15 dias para fazer o efeito protetivo necessário. “Portanto, quanto mais cedo a dose for feita, mais rapidamente o organismo criará os anticorpos que vão garantir a proteção contra a gripe”, explica a enfermeira Renata Capponi, chefe do Núcleo de Imunizações Zona Sul da SMS.